INTIMINA lança guia sobre incontinência urinária e pós-parto

30 de Março 2024

O pós-parto é uma fase em que as mulheres têm de se adaptar a várias mudanças, muitas delas relacionadas com o seu corpo. De forma a dar visibilidade a estes temas, às mudanças e à forma de lidar com elas, a INTIMINA, marca de saúde íntima feminina, lançou o seu primeiro guia sobre incontinência urinária e pós-parto.

Quando se fala das alterações que as mulheres enfrentam no pós-parto, pensamos em todos os aspetos associados ao físico, como o aumento de peso, cansaço, inchaço ou até a perda de cabelo. No entanto, na maior parte dos casos, as novas mães também se sentem perdidas, sobrecarregadas e cansadas a nível emocional.

O primeiro guia da INTIMINA sobre a incontinência e o pós-parto foi elaborado por uma fisioterapeuta especialista em pavimento pélvico e por uma sexóloga e especialista em ciclo menstrual, para ajudar todas as mulheres que se encontram nesta etapa, incluindo informações sobre a realidade do pós-parto (física e emocional), a incontinência, como fortalecer os músculos do pavimento pélvico e um mini guia para exercícios com o Kegel.

Continua a existir muita desinformação sobre as transformações em torno do pós-parto. Por exemplo, muitas mulheres pensam que ter perdidas de urina depois do parto é normal ou até irreversível. “Um dos grandes objetivos da INTIMINA é quebrar os tabus relacionados com a saúde íntima feminina, sobretudo nos períodos em que é mais necessário, mas sobre os quais existe muita desinformação. O pós-parto é um deles e temos de estar mais presentes do que nunca no acompanhamento às novas mães”, afirma Selina Giacuzzo, Business Development Manager da INTIMINA.

Algo essencial é o regresso a pouco e pouco à rotina desportiva das novas mamãs. Para isso é fundamental que saibam como e quando exercitar o seu pavimento pélvico para mantê-lo saudável. Para exercitar os músculos da zona pélvica, a INTIMINA aconselha a introdução na sua rotina dos conhecidos exercícios de Kegel, que consistem em contrair os músculos do pavimento pélvico para cima e para dentro durante alguns segundos, de modo a fortalecer e a tonificar a musculatura.

A INTIMINA aconselha sempre a consulta prévia com um especialista do pavimento pélvico.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights