14.º simpósio da Fundação BIAL aborda neurocinema e a invenção da realidade

2 de Abril 2024

O neurocientista Sérgio Neuenschwander, professor catedrático do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, é um dos oradores convidados do Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, dedicado à criatividade, que decorre no Porto, na Casa do Médico, de 3 a 6 de abril.

O cinema, também designado como sétima arte, tem como função “tocar” de algum modo o espetador. Mas até que ponto nos influencia, nos impacta? E pode ser o cérebro “condicionado” pelas imagens ou pelas cenas? Respostas que o neurocinema procura dar através do estudo de como somos modulados e como podem as cenas ser utilizadas para um determinado propósito. O investigador Sérgio Neuenschwander vem precisamente apresentar o cinema como forma de arte disruptiva que possibilita a invenção da realidade.

Partindo da premissa de que o cinema é uma forma de arte criativa e que apresenta uma construção única da realidade, ao combinar técnicas narrativas e visuais de contar histórias, os filmes criam uma rica experiência sensorial, permitindo que os espectadores sintam, vejam e se envolvam emocionalmente com o conteúdo cinematográfico. Essa perspetiva permite que o público mergulhe em primeira mão nos altos e baixos da narrativa, transcendendo a mera observação. Para Sérgio Neuenschwander, “a verdadeira beleza do cinema reside na sua capacidade de evocar a transformação e a ressonância da experiência sensorial, como se os espectadores fizessem parte de um mundo ficcional em curso”.

Na sessão a seu cargo, na manhã do dia 6 de abril, começará por explicar os mecanismos neuronais considerados relevantes para a representação de imagens, com base em dados experimentais no sistema visual, incluindo a retina, o núcleo geniculado lateral e o córtex visual. Em particular, focar-se-á no debate sobre a atividade neuronal melhorada versus a codificação temporal como mecanismo crítico para a ligação visual e a atenção.

Explicará ainda de que forma os filmes perturbam e desafiam as perspetivas convencionais sobre a representação de imagens, revelando a natureza construtiva da perceção.

A título de ilustração, apresentará exemplos de trabalhos colaborativos com Rivane Neuenschwander e destacará as contribuições documentais e ficcionais de Cao Guimarães. Através destas ideias, pretende estabelecer uma base para discutir como a nossa organização percetual interna impulsiona a criatividade em vários empreendimentos artísticos.

Miguel Castelo-Branco, neurocientista e membro da comissão organizadora do Simpósio, destaca a sessão de Sérgio Neuenschwander, “que ao longo da sua carreira tem feito cruzamentos sucessivos da criatividade na ciência e na arte, com fantásticas incursões em produções de vídeo que capturam a imaginação. É por isso que elevamos expectativas sobre esta intervenção que, a par das restantes que constam do excelente programa do 14º Simpósio, contribuem de forma indelével para a qualidade deste evento”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights