UMinho mostra os seus estudos sobre Parkinson no Dia Mundial da doença

9 de Abril 2024

A Escola de Medicina da Universidade do Minho e o seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) assinalam a 11 de abril o Dia Mundial da Doença de Parkinson. O programa prevê a divulgação do trabalho do ICVS neste âmbito, a partir das 14h00, na sala A1.05 da Escola, sita no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão inclui uma mesa-redonda com os investigadores António Salgado e Andreia Castro, além dos médicos neurologistas Miguel Gago (Hospital Sra. da Oliveira, Guimarães) e Margarida Rodrigues (Hospital de Braga), cruzando diversos olhares sobre o tema.

Esta efeméride evoca o dia de nascimento do cirurgião inglês James Parkinson, que descreveu em 1817 a então chamada paralisia agitante. A data visa consciencializar para esta patologia neurológica degenerativa que se manifesta por tremores, lentificação motora, rigidez muscular e por vezes dores, cansaço, depressão e alteração na fala, escrita e memória. Afeta 1% da população mundial acima dos 65 anos e cerca de 20.000 portugueses. Supõe-se ter causa multifatorial e ainda não existe cura, mas há medicamentos que controlam os sintomas e também práticas como fisioterapia.

PR/HN

1 Comment

  1. Adélio Miranda Carvalho

    Como doente de parkinson há vinte e sete anos, gostava de saber se posso ir ao seminário da escola de medicina da universidade do Minho amanhã 11 de Abril de 2024 , ou se é só para os médicos debaterem entre eles esta doença

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights