nobox lança guia prático para aproveitar ao máximo o potencial das novas ULS

15 de Abril 2024

Criar programas de desenvolvimento conjuntos, promover a inovação clínica e incluir os utentes nas decisões: o novo guia da nobox, criado por especialistas de saúde, quer apoiar os administradores hospitalares, equipas médicas e comunidade em geral no processo de implementação das ULS.

O guia, que está disponível desde 11 de abril, pode ser consultado, de forma gratuita, aqui.

“A implementação deste novo modelo de organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) marca uma nova fase no sistema de saúde português. É crucial que as instituições aproveitem este momento de mudança para implementarem desde o início medidas que promovam maior colaboração entre os profissionais e equipas e, assim, tornar os cuidados mais eficazes e integrados, aproveitando as oportunidades trazidas por esta transformação”, afirma Diogo Silva, cofundador da nobox, um projeto português que procura ajudar a imaginar e construir cuidados de saúde mais eficazes. “O nosso objetivo com este ebook é fornecer um guia prático e orientador para maximizar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelas ULS.”

Entre as estratégias destacadas estão a criação de programas de intercâmbio e desenvolvimento profissional conjunto dentro das ULS, aumento da autonomia e responsabilidade das lideranças clínicas, com implementação de ferramentas de avaliação das lideranças, adoção de programas de apoio à inovação clínica e integração de cuidados, integração ativa de doentes, cuidadores e da comunidade em geral na melhoria dos serviços, entre outros conselhos destinados às chefias e equipas hospitalares.

O guia já mereceu também a aprovação e apoio de várias entidades do ramo da saúde, como a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) e a Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), que reforçam a necessidade de implementar estratégias para envolver todos os profissionais e equipas de saúde, para acelerar a implementação desta mudança.

“A integração dos cuidados tem de ser uma finalidade a atingir, mas não é possível por decreto. Para garantir o sucesso das ULS e promover efetivamente a integração de cuidados, é crucial adotar uma abordagem centrada nas pessoas”, refere o presidente da USF-AN, André Biscaia.

Para a presidente da PAFIC, Adelaide Belo, “cada instituição fará o caminho de forma diferente, tendo em conta o seu contexto, as suas dinâmicas e as suas lideranças. Esta iniciativa da nobox é uma ajuda preciosa para essa caminhada”. Já o presidente da APAH, Xavier Barreto, revela a necessidade de “envolver as pessoas em todos os pontos da reforma: da área estratégica às áreas mais operacionais, e garantir que a mudança é um processo partilhado por todos, mesmo todos”.

“Estamos comprometidos em apoiar as ULS na sua missão de fornecer cuidados de saúde de excelência à população. Acreditamos que, ao adotar essas estratégias, será mais fácil para as ULS envolver os profissionais e equipas neste esforço de mudança, para criar novas formas de prestar cuidados mais eficazes e humanas”, conclui Diogo Silva.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights