Célia Maria Nicolau, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Hospital do Litoral Alentejano, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)

A consulta pré-operatória de enfermagem e o seu contributo para uma transição de cuidados segura

04/18/2024

Ainda hoje, apesar de toda a informação disponibilizada, uma cirurgia constitui uma experiência muito particular, dependendo dos valores e crenças de quem vivencia essa mesma experiência. Muitas vezes está presente o medo do desconhecido, assim como o medo da anestesia e do risco de morte, pois para muitos, o Bloco Operatório é um ambiente desconhecido e hostil, que representa a sua separação dos respetivos entes familiares.

Com o objetivo de melhorar o atendimento à pessoa submetida a cirurgia, surge a consulta pré-operatória de enfermagem. Esta inclui um conjunto de ações que visam conhecer a pessoa, considerando todas as suas necessidades e expetativas, podendo, assim, haver um planeamento dos cuidados pré, intra e pós-operatórios de forma individualizada e uma transição de cuidados eficaz entre os profissionais de saúde.

É através dessa consulta que o enfermeiro estabelece uma relação empática com a pessoa e respetiva família, avaliando as suas necessidades, esclarecendo dúvidas e receios e desmistificando o Bloco Operatório. Ao promover uma relação empática na interação, possibilita o estabelecimento de uma parceria no planeamento dos cuidados, envolvendo a família ou pessoa de referência nesse processo. O empenho do enfermeiro permite minimizar o impacto negativo originado pela experiência perioperatória e ao diminuir a ansiedade e preparar a pessoa para a experiência cirúrgica, contribui de modo significativo para o sucesso de todas as fases que compõem este processo, facilitando, assim, a recuperação da pessoa.

Nesta intervenção, no período pré-operatório, deve também ser privilegiada a educação da pessoa, fornecendo todas as informações e esclarecimentos dos procedimentos a que vai ser submetido para que a pessoa se familiarize com a situação, contribuindo deste modo, para uma recuperação mais rápida e eficaz. Vários estudos concluíram que a prática educativa potencia benefícios na diminuição da ansiedade, da dor, na rapidez da recuperação e no aumento da autoestima.

A implementação da consulta pré-operatória constitui um elemento importante na organização dos cuidados de enfermagem, pois proporciona a existência de um sistema de registos que inclui as necessidades de cuidados de enfermagem por parte da pessoa, as intervenções realizadas e os resultados sensíveis a essas intervenções, possibilitando uma transição de cuidados eficaz entre os vários profissionais.

A garantia de uma transição segura de cuidados implica o planeamento precoce da alta, a participação das pessoas e famílias, a partilha de informação e a responsabilização de todos os intervenientes. O enfermeiro deve assegurar que a pessoa e família saem do hospital bem preparadas e apoiadas, possibilitando uma boa transição dos cuidados entre os profissionais, cuidadores e serviços de saúde.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights