Lúcio Meneses de Almeida Médico Assistente Graduado de Saúde Pública

SNS: do ponto de não retorno a uma nova realidade

04/18/2024

No ano em que comemoramos o 50º aniversário do 25 de abril, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) perfaz, em setembro, 45 anos de existência. O SNS cresceu nos anos 80 do século passado, teve nos anos 90 o seu apogeu e, com o presente milénio, iniciou um processo de degradação progressiva.
O propagandeado fim da austeridade, em 2015, traduziu-se na desconstrução sistemática do SNS. E a alegada “maior reforma de sempre” mais não foi do que uma reorganização administrativa não planeada e atabalhoadamente implementada…

Neste ímpeto destrutivo, foram especificamente visadas as administrações regionais de saúde (ARS). Politicamente consideradas a causa de todos os males do SNS, as ARS tiveram, na verdade, um papel charneira no acesso regional à prestação de cuidados de saúde.

Durante os seus 30 anos de existência, estes institutos públicos regionais assumiram lealmente as funções que a Tutela política lhes quis atribuir. Na prática, foram os “ouvidos” e os “braços” das estruturas centrais do Ministério da Saúde.
Não é matando o mensageiro que a mensagem se torna de feição. Tornou-se por demais evidente que a Direção Executiva, cuja intervenção assenta em epistolares deliberações, não consegue garantir o funcionamento efetivo do SNS. Desde logo, porque se tem de articular com 39 entidades (as unidades locais de saúde).

E também não é com declarações de fé que o SNS sobreviverá. Os danos foram feitos e são irreversíveis. O ponto de não retorno já foi ultrapassado. Resta saber que SNS reemergirá da destruição…

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights