Constituído grupo de trabalho para projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão na Terceira e São Miguel

19 de Abril 2024

O Governo dos Açores constituiu um grupo de trabalho para definir a implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel, segundo um despacho publicado hoje em Jornal Oficial.

De acordo com o despacho da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o grupo de trabalho vai “definir os pressupostos técnicos da implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel”, que permita testar “a melhor solução adaptada” à realidade açoriana.

O grupo de trabalho, que funciona sem custos associados, é coordenado pelo presidente do Centro de Oncologia dos Açores e integra o Diretor Regional de Saúde e Vítor Rodrigues, na qualidade de perito.

Além disso, conta com elementos das Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais da Região.

Poderão também ser chamados a colaborar outras personalidades a título individual ou de outros serviços e organismos do Serviço Regional de Saúde, bem como outras entidades cujo contributo seja considerado relevante para os trabalhos.

O grupo tem natureza temporária e apresentará à secretária Regional, Mónica Seidi, os resultados dos trabalhos desenvolvidos e a respetiva proposta para desenvolver a solução preconizada.

Citada numa nota divulgada pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a secretária da Saúde e Segurança Social recorda que “o cancro do pulmão é dos cancros mais incidentes na região e uma das três primeiras causas de morte”.

“Esta é também uma das metas do Plano Regional de Saúde 2030, no âmbito da Estratégia Regional de Combate às Doenças Oncológicas, pelo que importa preparar esta implementação através de um projeto-piloto que permita testar a melhor solução adaptada à nossa realidade”, sublinha ainda a governante.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights