RD-Portugal: “Ministra afirmou que pretendia transmitir uma mensagem de ‘primeiro as pessoas’”

22 de Abril 2024

Ana Paula Martins reuniu com as associações de doentes na passada sexta-feira. A RD-Portugal partilhou com o HealthNews que “a ministra afirmou que pretendia transmitir uma mensagem de ‘primeiro as pessoas’”.

A ministra da Saúde escutou as necessidades e propostas da RD-Portugal, nomeadamente sobre o Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras e a participação dos representantes dos cidadãos que vivem com doença rara nos grupos de trabalho e processos de decisão, tais como o Registo de Saúde Eletrónico Único ou a avaliação dos Centros de Referência para as Doenças Raras.

Não ficou nenhum compromisso para além da vontade de ter os representantes dos cidadãos que vivem com doença muito próximo e de cumprir o plano de trabalho nos timings definidos pelo Governo, segundo a RD-Portugal.

Ana Paula Martins recebeu também, no mesmo dia, a Plataforma Saúde em Diálogo.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Escolha da especialidade médica arranca com mais vagas, mas persistem incertezas

O processo de escolha da especialidade médica iniciou-se com 2330 postos, um número historicamente elevado, para cerca de 2370 candidatos. O Sindicato Independente dos Médicos espera, contudo, que nem todas as vagas venham a ser preenchidas, num reflexo das condições exigentes que continuam a marcar a formação

Corporações alimentares minam saúde global, alertam especialistas

Uma série de artigos na revista The Lancet revela que o consumo global de alimentos ultraprocessados, associado a doenças crónicas, é impulsionado por táticas agressivas de corporações. Especialistas de 43 instituições defendem medidas urgentes para limitar a influência da indústria e promover dietas saudáveis, citando paralelos com a luta histórica contra o tabaco.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights