Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

23 de Abril 2024

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

“O Professor Fernando Araújo é uma pessoa de reconhecido mérito e ética e muito considerada por todos os que com ele trabalharam. Portanto, temos a certeza que não foi uma decisão tomada de ânimo leve e que foi uma decisão ponderada”, começou por dizer o secretário-geral do SIM. E prosseguiu: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso, que é um caminho para o SNS ser mais competitivo e mais eficiente”.

O Sindicato Independente dos Médicos vai “continuar a defender também a independência e a autonomia das estruturas técnicas e instituições do Ministério da Saúde, independentemente de acordo do governo”. “Porque há um caminho de longo prazo que tem de ser percorrido na saúde e que vai ter de ser necessariamente feito por todos os governos. O SIM defende que os governos estejam concentrados nas políticas públicas e que essas possam garantir um maior acesso dos cidadãos à saúde, e é para isso que o SIM estará sempre disponível, para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções, e, com certeza, com a equipa que suceder ao Dr. Fernando Araújo isso também irá acontecer da parte do SIM”, afirmou o médico de saúde pública e dirigente sindical.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights