“Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento” é o tema do próximo Webinar da AADIC

25 de Abril 2024

Evento realiza-se no próximo dia 02 de maio, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Youtube

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca – AADIC realiza no próximo dia 02 de maio, a partir das 21h, mais uma sessão online, desta vez sob o tema “Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento”, com o objetivo de esclarecer sobre os sintomas, os sinais de alerta, quando procurar o médico, como gerir a doença, quais os tratamentos, entre outras informações importantes.

Este webinar vai contar com as intervenções do Dr. João Agostinho, Cardiologista Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria), do Dr. Jonathan dos Santos, Médico de Família MGF Instituto CUF Porto e da Enfª. Fátima Salazar, Enfermeira Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria). A Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, será responsável pela moderação. Este evento, que tem transmissão exclusiva na página de Facebook e canal de Youtube da AADIC, conta com o apoio da Bial.

Os resultados do Estudo Porthos revelaram que mais de 700 mil portugueses com idade superior a 50 anos vivem com Insuficiência Cardíaca, sendo que 90 % não sabe que tem a síndrome. São dados preocupantes que levam a AADIC a reforçar ainda mais a sua missão de divulgar esta doença e os seus sintomas, sendo esse o ponto de partida para este webinar.

A iniciar a sessão, o Dr. João Agostinho irá explicar o que é a Insuficiência Cardíaca, quais os sinais de alerta e quando procurar o médico.

Após esta explicação, será a vez do Dr. Jonathan dos Santos falar sobre o diagnóstico nos cuidados primários e porque é tão importante o início precoce do tratamento.

Feito o diagnóstico e definido o tratamento, é fundamental o doente saber gerir a doença. Será neste ponto que irá centrar-se a intervenção da Enfª. Fátima Salazar sobre como gerir esta doença crónica, salientando a importância do apoio domiciliário.

No final da sessão, os oradores irão responder a todas as questões e dúvidas colocadas durante esta sessão pelos doentes, cuidadores, e o público em geral, que estiveram a assistir.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights