Concentração de pólen no ar baixa a moderada no Continente e Ilhas

26 de Abril 2024

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Segundo as previsões da SPAIC para a semana entre 26 de abril e 02 de maio, “irá observar-se uma redução considerável na concentração de pólen na atmosfera de Portugal Continental, prevendo-se um risco baixo a moderado para os doentes alérgicos ao pólen”.

Esta redução deverá ocorrer graças ao efeito “lavagem da atmosfera”, que é causado pela precipitação, que está prevista ocorrer em Portugal Continental ao longo de toda a semana.

De acordo com o Boletim Polínico n.º 06, enviado à agência Lusa, todas as regiões do Continente e das Ilhas deverão registar “concentração de pólen no ar baixa a moderada”.

Na atmosfera do Continente, destacam-se os grãos de pólen provenientes das árvores cipreste, pinheiro, carvalhos, azinheira e sobreiro e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga, azeda e urticáceas (inclui a parietária).

Particularmente, nas regiões do Algarve, Lisboa e Setúbal observa-se a polinização do quenopódio e, começam também a aparecer nestas regiões, os primeiros grãos de pólen provenientes da oliveira, incluindo-se também a região da Beira Litoral.

Nas regiões do Norte e no Centro do país observa-se a polinização da bétula.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, o pólen presente na atmosfera é predominantemente das árvores pinheiro e cipreste (e/ou criptoméria nos Açores) e das ervas urticáceas (inclui a parietária), tanchagem e gramíneas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights