Defesa Civil de Gaza estima que 10 mil cadáveres estão sob escombros

1 de Maio 2024

As equipas da Defesa Civil da Faixa de Gaza estimam que mais de 10.000 cadáveres de palestinianos estão sob os escombros de edifícios destruídos por Israel na ofensiva militar lançada contra o movimento islamita Hamas no enclave. 

“Estimamos em mais de dez mil o número de desaparecidos que ainda se encontram sob os escombros de centenas de edifícios destruídos desde o início da agressão”, declarou a Defesa Civil, acrescentando que “as equipas especializadas não conseguiram recuperar os corpos”.

A Defesa Civil palestiniana, controlada pelo Hamas, explicou que este número “não está incluído nas estatísticas dos ‘mártires’ publicados pelo Ministério da Saúde de Gaza”.

“Assim, o número de ‘mártires’ ultrapassa os 44 mil”, argumentou o organismo.

“Continuamos a cumprir o nosso dever humanitário face à agressão contínua e às graves carências, especialmente em termos de equipamento, veículos e maquinaria necessários para procurar os desaparecidos sob os escombros de casas e edifícios”, sublinhou a Defesa Civil, segundo o diário palestiniano Filastin, ligado ao Hamas.

Os mesmos responsáveis referem ainda que as equipas estão à “procura” de pessoas desaparecidas no norte de Gaza com a ajuda de cidadãos do enclave e de “voluntários”, utilizando “as próprias mãos”.

“Foi possível recuperar vários corpos de ‘mártires’ que estavam completamente decompostos”, disse a Defesa Civil da Faixa de Gaza.

“Na ausência de maquinaria pesada, os esforços (…) são insuficientes e não satisfazem as necessidades mínimas para recuperar os cadáveres”, sublinham as mesmas fontes, acrescentando que trata de uma missão que pode prolongar-se durante “dois ou três anos”.

As autoridades civis ligadas ao Hamas alertam igualmente que a acumulação de milhares de corpos debaixo dos edifícios “começou a provocar a propagação de doenças e epidemias, sobretudo com a proximidade do verão e do aumento das temperaturas, que acelera o processo de decomposição dos cadáveres”.

“Renovamos o apelo a todas as partes no sentido de se autorizar a entrada do equipamento pesado necessário às nossas equipas para salvar as vidas dos feridos dos bombardeamentos israelitas contra o nosso povo em Gaza e para recuperar os corpos dos ‘mártires’”, reiterou a Defesa Civil.

Horas antes, o ministério da Saúde de Gaza tinha estimado em mais de 34.500 o número de mortos e de 77.770 os feridos da ofensiva israelita.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights