Conversas em Rede: Próximo debate dedicado à higiene das mãos para controlo da infeção

3 de Maio 2024

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) promove na próxima terça-feira mais um webinar do projeto Conversas em Rede. O debate será dedicado à evidência da higiene das mãos para controlo da infeção.

Os dados disponíveis mostram que o cumprimento das recomendações no que diz respeito à higiene das mãos durante a prestação de cuidados de saúde continua a ser insuficiente em todo o mundo, com uma média de níveis de cumprimento nas unidades de cuidados intensivos até 2018 de 59,6%, e diferenças extremas entre países de elevado rendimento e baixo rendimento (64,5% vs 9,1%).

Estima-se que em cada 100 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, sete doentes, nos países de elevado rendimento (HIC), e 15 doentes, nos países de baixo e médio rendimento (LMIC), irão contrair pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante a sua estadia no hospital.

A maioria das organizações de cuidados de saúde tem um nível intermédio ou superior de implementação da higiene das mãos, para o qual o financiamento dos cuidados de saúde e o nível de rendimento do país são fatores importantes.

As Diretrizes da OMS descrevem as recomendações de higiene das mãos nos cuidados de saúde e são complementadas pela estratégia de melhoria da higiene das mãos multimodal da OMS, o Guia de implementação e um conjunto de ferramentas de implementação, que contém muitos instrumentos práticos prontos a utilizar.

A estratégia de melhoria multimodal da OMS demonstrou ser a abordagem mais eficaz que conduz a melhorias nas práticas. Os programas de melhoria da higiene das mãos podem prevenir até 50% das infeções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde e gerar poupanças económicas, em média, 16 vezes superiores ao custo da sua implementação.

Atendendo à evidência da higiene das mãos para controlo da infeção, a APDH e a FDC Consulting promovem uma sessão sobre o tema.

HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights