Ministra da Saúde pediu a Fernando Araújo para elaborar plano de Verão do SNS mas este recusou

3 de Maio 2024

De acordo com o jornal "Publico" a Ministra Ana Paula Martins, pediu a Fernando Araújo, diretor demissionário da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), a elaboração do Plano de Verão de 2024 para o SNS, período complexo devido às férias dos médicos.

“Uma vez que já não estará em funções — visto que apresentou a demissão no dia 22 de Abril e esta foi aceite pela tutela, ficando apenas dependente da entrega do relatório que lhe tinha sido anteriormente pedido —, Fernando Araújo recusou”.

O Governo admite que, apesar da recusa, tinha “fundadas expectativas” que a direção executiva elaborasse o plano. “É um planeamento que se faz com vários meses de antecedência”, alegou.

Fernando Araújo disse ainda, que não seria a pessoa mais indicada para levar a cabo a preparação do difícil período do Verão no SNS. Não só por já não estar em funções, mas também porque não conhece o plano de emergência que o ministério vai apresentar até ao início de junho.

Publico/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nutri-Score, o sistema de classificação nutricional abolido dois meses após ser aprovado

Aprovado no início de abril, com o aplauso da Ordem dos Nutricionistas, da Deco Proteste, e de algumas multinacionais da área alimentar, o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score acabaria por ser afastado pelo Governo pouco mais de dois meses depois, a 11 de junho, por apresentar algumas falhas de monta. De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Nutri-Score “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”, colocando por exemplo, o azeite virgem e virgem extra em pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial. Em entrevista exclusiva à HealthNews, o professor Michele Carruba, diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre a Obesidade da Universidade Estadual de Milão, avalia a decisão do governo português de revogar o sistema destacando as falhas encontradas. E propõe alternativas baseadas em educação nutricional e uma abordagem holística para melhorar a nutrição pública e combater a obesidade.

Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas

A maioria das pessoas idosas em Portugal não sofre de depressão e a prevalência de perturbações de humor e da ansiedade são geralmente mais baixas nos grupos etários mais velhos, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights