Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

4 de Maio 2024

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

Para Pedro Soares, esta é a derradeira oportunidade para resolver todos os pontos em aberto, afirmando que “há situações que não podem aguardar mais! Não por capricho, mas porque efetivamente está em causa a sustentabilidade do nosso Serviço Regional de Saúde. Estou a falar, por exemplo, da regularização extraordinária de contratos celebrados no âmbito da pandemia COVID-19, sendo que estes enfermeiros são hoje essenciais para o mínimo funcionamento de alguns serviços. Falo também da urgente necessidade de criação de incentivos à fixação no Serviço Regional de Saúde a nível da Enfermagem. Perdemos efetivamente muito tempo no terreno com o processo eleitoral.”

O Presidente da SRRAAOE assinalou, também que “vemos inscrita a alteração legislativa necessária para corrigir enfermeiros em escalões intermédios fictícios, nomeadamente os Enfermeiros Especialistas e Gestores, e continuar os seus reposicionamentos de uma forma justa. A valorização dos nossos recursos humanos, nos tempos que correm, é ainda mais pertinente e fundamental para o futuro dos nossos cuidados, dado o escasso número de Enfermeiros disponíveis para contratar.”

Pedro Soares apelou, ainda, a uma convergência política, referindo que “este orçamento está de uma forma direta a permitir a valorização justa e há muitos anos devida aos Enfermeiros. Aquilo que esperamos é que na sua votação na casa da democracia haja um apoio de todas as forças políticas, as mesmas que a determinada altura do passado, em unanimidade, nos ofereceram um monumento dedicado aos profissionais de saúde.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights