Torres Vedras investe quatro milhões de euros em obras para Escola Superior de Saúde

7 de Maio 2024

O município de Torres Vedras decidiu esta terça-feira lançar concurso público de 4 milhões de euros para obras no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento para aí abrir um polo da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A proposta de lançamento do concurso público para a empreitada destinada ao polo da Escola Superior de Saúde foi aprovada por unanimidade na reunião camarária de hoje, que foi fechada ao público, disse à agência Lusa a presidente da câmara, Laura Rodrigues.

A empreitada tem um custo de 4 milhões de euros e um prazo de execução de 20 meses, de acordo com a proposta, a que a Lusa teve acesso.

O investimento é financiado por fundos comunitários do programa Portugal 2030.

Aquele município do distrito de Lisboa vai assim avançar com obras de adaptação no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), uma área de 1.311 metros quadrados dividida em dois blocos, cada um com dois pisos, na Rua Cândido dos Reis, na cidade de Torres Vedras.

A empreitada visa “repor a eficácia física e funcional dos edifícios existentes”, adaptá-los ao funcionamento de uma escola e preservar o seu património arquitetónico e cultural, segundo o projeto de arquitetura, que também foi hoje aprovado pelo executivo municipal.

O projeto vem não só reabilitar o imóvel, mas também a zona envolvente, “gerando novos fluxos a esta zona da cidade”.

No Bloco A, antiga sede dos SMAS com entrada pela Rua da Eletricidade, em atual estado devoluto, vão ser construídas cinco salas de aula, espaço para serviços administrativos, gabinetes destinados aos professores, duas salas multimédia e duas salas de estudo, segundo a memória descritiva do projeto, a que a Lusa teve acesso.

Já o Bloco B, edifício com entrada na Rua Cândido dos Reis, que funcionou como espaço complementar aos serviços dos SMAS, vai ser a entrada principal da escola e vai acolher um auditório, três laboratórios, três salas de aula, cafetaria e zona de convívio.

Após as obras, o edifício fica com capacidade para 250 a 300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.

A empreitada prevê demolições, contenção de fachadas e alterações nas estruturas de alvenaria e de revestimentos, caixilharias, pavimentos interiores e exteriores, redes de água, esgotos e de águas pluviais, equipamentos de segurança contra incêndios, isolamento térmico, instalação de elevador, de equipamentos elétricos, de produção fotovoltaica, de comunicações e de climatização.

Em 2020, o município e o Instituto Politécnico de Leiria estabeleceram uma parceria para criar na cidade um polo da Escola Superior de Saúde de Leiria.

Além dos cursos a ministrar, o polo é também considerado fundamental tendo em conta o projeto do novo hospital do Oeste, podendo vir a ter parcerias para estágios e formação contínua dos profissionais de saúde, assim como projetos de investigação na área da saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights