UE destina 11 milhões de euros para melhorar abordagem à saúde mental

13 de Maio 2024

A Comissão Europeia anunciou hoje 11 milhões de euros para reforçar a abordagem à saúde mental na União Europeia (UE) e “quebrar o estigma” que persiste e “antecipar intervenções e um apoio oportuno”.

Em comunicado, a comissária europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, reconheceu que “a saúde mental e física são igualmente importantes” e, por ocasião da Semana Europeia da Saúde Mental, é necessário refletir “sobre o que foi feito e o que pode ser feito”.

Stella Kyriakides anunciou um apoio de 11 milhões de euros, proveniente do programa EU4Health, para “identificar falhas e construir capacidades” em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sem especificar que ações estão a ser planeadas nesta fase.

O objetivo, acrescentou a comissária, é “antecipar intervenções e um apoio oportuno sempre que necessário, aumentando a compreensão e aceitação”.

“Quero deixar claro […], toda a gente tem de estar envolvida para melhorar a saúde mental para todos. A cooperação é uma característica essencial para a nossa UE da Saúde. Precisamos de reconhecer os passos importantes dados até hoje e direcionar os nossos esforços para o trabalho importante que ainda temos pela frente”, completou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights