Conceito TIME e cicatrização de feridas em debate no novo episódio do podcast “Por Falar em Segurança”

14 de Maio 2024

O conceito TIME permite aplicar uma série de passos sincronizados e standard para uma limpeza mais eficaz da ferida e cicatrização saudável, explica a enfermeira Elsa Menoita.

O segundo episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, produzido pela B. Braun, já está disponível nas plataformas habituais. A conversa, que conta com a participação da enfermeira Elsa Menoita, especialista em tratamento de feridas, aborda a cicatrização de feridas através do conceito TIME, um acrónimo que agrega as quatro fases de tratamento. Pode ser ouvido aqui.

Ao longo da conversa, são exploradas estratégias práticas para identificar e tratar eficazmente feridas, visando acelerar o processo de cicatrização e promover a recuperação do doente, aplicando o conceito TIME. As letras desta sigla referem-se às palavras inglesas tissue (tecido não viável), infection (infeção/inflamação), moisture (manutenção do meio úmido) e edge (epitelização dos bordos da lesão).

O TIME permite aplicar uma série de passos sincronizados e standard para uma limpeza mais eficaz da ferida e cicatrização saudável. “Este episódio promete ser uma fonte de educação para enfermeiros, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde interessados em dominar os seus conhecimentos sobre cuidados de feridas”, explica Isabel Dias, Medical & Scientific Affairs Manager da B. Braun.

O primeiro episódio do podcast “Por Falar em Segurança”, lançado em abril, abordou a hidrocefalia de pressão normal — uma doença que se caracteriza pela acumulação de líquido no cérebro, mas que, neste caso particular, pode ser revertida. O episódio contou com a presença do neurocirurgião Miguel Carvalho para falar sobre os principais sintomas, diagnóstico diferencial e tratamento.

O podcast está disponível aqui.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights