‘Future COPD Leaders 2024’ – Jovens profissionais de saúde podem candidatar-se a curso de três dias em Barcelona

14 de Maio 2024

o "curso inclui Componente Prática Clínica e oportunidade de explorar a evolução no diagnóstico e tratamento da DPOC, permite conhecer outros jovens especialistas, partilhando experiências e ideias, e aprofundar o conhecimento nesta área através da apresentação de projetos e discussões práticas sob a orientação do Prof. Àlvar Agustí"

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia acaba de anunciar o regresso do projeto ‘Future COPD Leaders’, dirigido exclusivamente a jovens especialistas em Pneumologia, Medicina Geral e Familiar ou Medicina Interna, com idade até 40 anos, que tenham um projeto de investigação desenhado ou uma ideia e possam ser implementados ou desenvolvidos durante 2024/2025. Este ano, os candidatos selecionados terão oportunidade de realizar um curso de três dias, entre 18 e 20 de junho, no Hospital Clínic, em Barcelona, sob a orientação do Prof. Àlvar Agustí, líder na área da DPOC. As candidaturas podem ser realizadas via email (candidaturas.copdleaders@sppneumologia.pt).

Em comunicado enviado às redações, a SPP informa que o “curso inclui Componente Prática Clínica e oportunidade de explorar a evolução no diagnóstico e tratamento da DPOC, permite conhecer outros jovens especialistas, partilhando experiências e ideias, e aprofundar o conhecimento nesta área através da apresentação de projetos e discussões práticas sob a orientação do Prof. Àlvar Agustí”.

“A atualização científica e a partilha de conhecimento são elementos críticos na atuação de qualquer profissional de saúde. E a verdade é que as anteriores edições do projeto Future COPD Leaders foram um sucesso e este ano quisemos ir ainda mais além. Mais do que dar a oportunidade de desenvolver um projeto sob a mentoria do Prof. Àlvar Agustí, a edição deste ano alia esta componente ao curso presencial, que será certamente enriquecedor para os candidatos selecionados.”, afirmou Neuza Teixeira, Diretora Médica da GSK, citada no comunicado.

A DPOC é, atualmente, a terceira principal causa de morte em todo o mundo, continuando a ser uma doença desconhecida e subdiagnosticada. O desenvolvimento contínuo de novas terapias e tecnologias oferece oportunidades para melhorar a gestão da DPOC, incluindo medicamentos inovadores e dispositivos de utilização simples. Além disso, há uma necessidade contínua de investigação nesta área para entender melhor o mecanismo subjacente da DPOC, identificar biomarcadores, desenvolver estratégias de prevenção e tratamento e encontrar maneiras de melhorar a qualidade de vida dos doentes.

O ‘Future COPD Leaders’ é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), que conta também com o envolvimento do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), do Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (NEDResp) e que tem, novamente, o apoio da GSK.

Mais informação aqui: https://www.sppneumologia.pt/noticias/future-copd-leaders-2024.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dezenas de ambulâncias parqueadas em hospitais

Este cenário, diz a ANTEM, é um sintoma claro da deterioração do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que enfrenta críticas devido à falta de inovação, educação e planejamento estratégico.

SNS regista défice de 435 milhões de euros em 2023

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou um défice de 435 milhões de euros em 2023, com a despesa total a aumentar 6,8%, ultrapassando os 14 mil milhões de euros, indica o Conselho das Finanças Públicas (CFP).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights