Ana Sampaio: “Gostava que os nutricionistas se focassem mais nas DII”

16 de Maio 2024

A presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) lançou esta quinta-feira um apelo aos nutricionistas para que deem uma maior atenção à Doença de Crohn e à Colite Ulcerosa. 

No âmbito do XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação, que decorre entre hoje e amanhã no Centro de Congressos de Lisboa, a dirigente da APDI defendeu o papel dos nutricionistas na melhoria da qualidade de vida dos doentes com Doença Inflamatória do Intestino (DII).

Em declarações ao nosso jornal, Ana Sampaio saudou que a Associação Portuguesa da Nutrição tenha trazido a debate as DII. “É a primeira vez que o tema das doenças inflamatórias do intestino aparece inserido num congresso de nutrição e achamos que é muito relevante”, disse.

Aos olhos de Ana Sampaio, “a sessão [Os Desafios na Doença Inflamatória do Intestino] vai permitir difundir informação sobre o papel do nutricionista” na vida dos doentes, uma vez que “podem recomendar determinado tipo de dietas, ajudando-os a melhorar a sua qualidade de vida”.

A responsável reforçou que os doentes com a doença inflamatória do intestino “necessitam cada vez mais do apoio do nutricionista, em complemento aos outros profissionais de saúde que os assistem”. 

“Até há pouco tempo pensava-se que a alimentação não tinha qualquer papel na Doença Inflamatória do Intestino. Ou seja, a ideia que existia é que não havia melhoria da qualidade de vida com a modificação dos comportamentos alimentares. No entanto, hoje vemos que isso não é verdade. A nossa microbiota é muito diversificada e temos vindo a perceber que com uma alimentação alterada conseguimos melhorar a saúde dos doentes”, avançou.

Apesar de ser um assunto cada vez mais falado, a dirigente da APDI considera que “o problema, e o grande desafio, é que as pessoas percebam não há uma dieta para todos os doentes. Esta varia de pessoa para pessoa e, portanto, é preciso o apoio do nutricionista para que cada doente implemente uma dieta personalizada.”

Perante a importância do nutricionista, Ana Sampaio deixou um apelo a esta classe profissional: “Gostava que os nutricionistas se focassem mais na Doença Inflamatória do Intestino e que cada vez entendessem melhor as necessidades dos doentes, implementando dietas personalizadas”.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights