FEPODABES apela à mobilização urgente dos dadores de sangue

16 de Maio 2024

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou para a necessidade de mobilização urgente dos dadores de sangue, recordando que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias e que esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas.

É urgente aumentar a consciencialização e apelar a todos os cidadãos interessados e jovens dadores, “nomeadamente nos grupos sanguíneos mais carenciados, B-; A+; 0+ e 0-“, sublinha Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

A diminuição de dadores nas colheitas de sangue deve-se a “continuarmos num período de gripes, infeções respiratórias e outras doenças” que provocam uma diminuição da disponibilidade por parte dos dadores, mas também houve “diminuição de Sessão de Colheitas de Sangue por falta de pessoal técnico do IPST”, segundo Alberto Mota.

O presidente da FEPODABES deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas.

A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights