Estados Unidos alertam para versão mortal da varíola dos macacos na RDCongo

17 de Maio 2024

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertou quinta-feira para o risco de uma versão mais mortal da varíola dos macacos na República Democrática do Congo (RDCongo), apelando a uma ação global urgente.

Segundo a agência, durante 2023 e até agora, cerca de 19.900 casos da Clade I, a versão mais mortal do vírus, foram registados em 25 das 26 províncias da RDCongo, resultando em pelo menos 975 mortes.

O CDC apelou a uma ação global urgente para ajudar o país africano nos seus esforços para conter o vírus, já que se receia a propagação da estirpe mortal a outros países, de acordo com a agência de notícias espanhola, EFE.

A doença é uma zoonose causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence ao género Orthopoxvirus, que inclui o vírus da varíola, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a estrutura da OMS para as Américas.

A varíola dos macacos, detetada pela primeira vez em África em 1970, caracteriza-se por uma erupção cutânea ou lesões na pele, geralmente concentradas no rosto, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Milhares de pessoas foram infetadas com a doença em 2022 em todo o mundo, especialmente homens homossexuais e bissexuais, tendo o CDC declarado que, atualmente, “uma versão mais mortal da varíola do macaco está a devastar a RDCongo”.

A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer através do contacto direto com a pele infetada ou com fluidos corporais, incluindo o contacto sexual, e a agência instou as pessoas em risco a serem vacinadas o mais rapidamente possível.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – “À Deriva”, “Grito Mudo” e “Libertação” – na exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

Futuros nutricionistas enfrentam “tubarões” no Teatro Thalia

A NOVA Medical School vai trazer para a academia o conhecido modelo de captação de negócio ‘Shark Tank’, dia 28 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, proporcionando uma plataforma para os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição se apresentarem ao mercado de trabalho.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights