Esta ação, que se engloba nas comemorações do Dia Mundial da DII – que tem lugar a 19 de maio – decorre através das redes sociais da APDI, todas as terças-feiras e com um tema diferente, juntando profissionais de saúde de diferentes áreas e pessoas com doença.
Assim, a APDI dividiu os encontros online abertos aos associados e ao público em geral, em quatro temáticas:
7 de maio – “Navegando pela DII: o empoderamento da pessoa na gestão da sua saúde”
14 de maio – “Perspetivas sobre cuidados de saúde na DII: desafios e soluções”
21 de maio – “Política de Saúde: acessibilidade na DII
28 de maio – “Inovação em DII: avanços científicos no tratamento”
Tendo, pois, como fios condutores temas e assuntos que estão na ordem do dia relativamente à saúde em geral e à DII em particular, estes 4 webinares contam com a participação de pessoas que vivem com a doença, assim como com personalidades de referência no setor da saúde e da doença inflamatória intestinal como Fernando Magro; Marília Cravo; Hélder Mota Filipe; Ricardo
Veloso; Salomé Pinho; Sandra Martins; Jorge Ascensão; Carla Guimarães, entre muitos outros, sendo a transmissão realizada através do Facebook da APDI e do Canal APDI de Youtube, todas as terças-feiras de maio, às 19h00 horas.
Para Ana Sampaio, presidente da APDI, “mais uma vez a APDI está alinhada com a EFFCA, querendo passar informação e conhecimento a todos os associados bem como à sociedade em geral sobre os problemas de acessibilidade aos cuidados de saúde das pessoas que vivem com Doença Inflamatória do Intestino, assim como sobre a evolução do tratamento destas patologias e a inovação que tem sido alcançada nos anos mais recentes”.
A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn (APDI) é uma associação de doentes, sem fins lucrativos, que visa apoiar e possibilitar a partilha de experiências às pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), aos seus familiares e amigos, bem como melhorar o conhecimento da população sobre estas doenças.
A Doença de Crohn caracteriza-se por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, de forma descontinua, atingindo todas a camadas da parede do tubo digestivo. Compromete mais frequentemente o intestino delgado no seu segmento terminal, denominado íleo e a parte proximal do intestino grosso (cólon). A doença evolui, caracteristicamente, por períodos de agravamento (crise) e períodos de ausência de sintomas (remissão).
A Colite Ulcerosa é uma doença crónica que afeta a camada interna (mucosa), que reveste o intestino grosso (Cólon). Na colite ulcerosa, a inflamação estende-se tipicamente de forma continua desde o ânus em sentido proximal no intestino. Esta mucosa fica inflamada e apresenta pequenas feridas na superfície (úlceras).
PR/HN
0 Comments