Especialistas debatem sustentabilidade e futuro da saúde em Portugal

20 de Maio 2024

"Sustentabilidade em Saúde" é o tema da conferência organizada pela AbbVie, em parceria com o Expresso, e onde será apresentada a edição de 2024 do Índice de Saúde Sustentável. O evento terá lugar dia 4 de junho, no Centro Cultural de Belém.

Pela primeira vez, o Índice apresentará dados sobre a perceção e recetividade dos portugueses relativamente aos ensaios clínicos enquanto uma potencial via para aceder a cuidados de saúde. A sustentabilidade do SNS e o papel da inovação e da investigação clínica no futuro da saúde são outros dos temas a abordar nesta iniciativa.

Pedro Simões Coelho, presidente do Conselho Científico da NOVA Information Management School (NOVA IMS), apresentará os resultados do Índice de Saúde Sustentável, que todos os anos avalia a sustentabilidade do SNS, olhando para indicadores como a atividade, a despesa, a dívida e a qualidade (técnica e percecionada).

A Pedro Simões Coelho, para discussão dos resultados do estudo, juntar-se-ão Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, e Eurico Castro Alves, ex-Secretário de Estado da Saúde, recentemente nomeado para liderar a equipa responsável pela elaboração do Plano de Emergência do SNS.

“Construindo o Futuro da Saúde: inovação e investigação clínica” será o mote para o segundo painel, onde participam Rui Ivo, presidente do Infarmed, João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e Elsa Frazão Mateus, presidente da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation Portugal (EUPATI).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This