Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

22 de Maio 2024

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

O presidente do SNE, Emanuel Boieiro reagiu hoje ao anuncio feito pelo Ministério da Saúde sobre o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.

Em declarações ao nosso jornal, o dirigente admitiu que o Sindicato Nacional dos Enfermeiros está bastante expectante em relação à escolha feita pela tutela. “Estamos bastante expectantes até porque conhecemos o trabalho desenvolvido pelo novo diretor executivo. Temos membros da nossa direção que já trabalharam com ele. Consideramos que o facto de ser militar pode trazer um componente adicional a nível da organização”.

O responsável considera que o nome de António Gandra d’Almeida é “à partida é um sinal positivo. Não temos medo da mudança. Acreditamos que as mudanças podem ser positivas. De qualquer modo, o novo diretor executivo terá de provar no dia-a-dia que é merecedor da confiança deste Governo.”

Emanuel Boieiro alerta que existe uma série de situações dos enfermeiros que estão bloqueadas e que é preciso ver resolvidas. “Há uma série de situações dos enfermeiros que estão bloqueadas, nomeadamente a renovação dos contratos e a abertura de concursos para enfermeiros especialistas. Temos cerca de dois mil enfermeiros, com vínculos de trabalho precários. Esperamos que tudo isto seja desbloqueado e que, do ponto de vista da DE-SNS, exista uma melhoria na organização”.

Questionado sobre se deve ser dadas novas competências à DE-SNS, respondeu: “penso que já passou o tempo para discutir este tipo de matérias. Após a implementação da Direção-Executiva do SNS e de os estatutos estarem aprovados e validados, o que importa neste momento é que fazer determinados ajustes em relação às inconformidades entre instituições.”

Emanuel Boieiro afirmou que o SNE vai pedir uma reunião. “Esperamos reunir com o novo diretor em breve, de maneira a conseguirmos perceber qual é a dinâmica que quer implementar. Isto de mudar as pessoas e de não mudar a dinâmica não altera nada na vida dos portugueses.”

O Ministério da Saúde anunciou hoje que escolheu o médico António Gandra d’Almeida para substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS e adiantou que o tenente-coronel tem uma vasta experiência em emergência médica.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigação premiada aborda a relação entre menopausa, microbioma intestinal e hormonas sexuais femininas

Uma equipa de investigação liderada por Ana Santos Almeida, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (CARE, iMM), foi agraciada com uma bolsa da Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros, para desenvolver o projeto AGEWISE. Este projeto inovador visa explorar a complexa relação entre a menopausa, o microbioma intestinal e as hormonas sexuais femininas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights