PS/Açores apoia propostas da coligação PSD/CDS-PP/PPM para recuperação de hospital

23 de Maio 2024

O PS/Açores vai apoiar as propostas da coligação PSD/CDS-PP/PPM que suporta o Governo Regional relativas à recuperação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, anunciou esta quinta-feira a direção do grupo parlamentar.

O grupo parlamentar socialista referiu em comunicado que irá “acompanhar as propostas para a recuperação e requalificação” do HDES (atingido por um incêndio no dia 04 de maio), que foram incluídas no Plano e Orçamento para 2024, em discussão desde terça-feira na Assembleia Regional, na cidade da Horta, na ilha do Faial.

“Na sequência do repto lançado pelo presidente do PS/Açores [Vasco Cordeiro] ao Governo Regional para que divulgasse, atempadamente, uma estimativa de custos para a recuperação do HDES e dos custos extraordinários para o funcionamento do Serviço Regional de Saúde (SRS), decorrentes da inoperacionalidade daquela infraestrutura, o executivo tornou público na manhã de ontem [quarta-feira] um valor aproximado de 24 milhões de euros”, justificou o partido.

Segundo a nota, “face a esta situação, o PS, atendendo à urgência da normalização da prestação de cuidados de saúde na região, será parte da solução, como já anteriormente afirmado, viabilizando as propostas de alteração ao Plano e Orçamento para 2024 respeitantes ao HDES”.

Para o PS/Açores, “é fundamental que as verbas agora estimadas para a recuperação do HDES sejam efetivamente usadas para esse fim, de forma a garantir a prestação de cuidados de saúde, com segurança e dignidade aos utentes do SRS”.

A concluir, o partido lembra que, como afirmou desde a primeira hora, “sempre esteve e sempre estará, com responsabilidade, do lado das soluções que melhor servem os açorianos”.

A estimativa preliminar de custos para o HDES, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, funcionar este ano é de 24,306 milhões de euros, revelou na quarta-feira a secretária regional da Saúde dos Açores.

“À data de hoje, e assumindo que se trata de uma estimativa preliminar que naturalmente será detalhada pelo grupo de trabalho criado para este fim, o valor identificado que permite ao HDES assumir os serviços prestados à comunidade é de 24 milhões e 306 mil euros para o ano de 2024”, disse Mónica Seidi.

A governante falava no parlamento regional, no segundo dia do debate sobre o Plano e Orçamento do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para 2024.

“Reitero que este é um valor preliminar, que diz respeito a despesas relacionadas com reparações e despesas de funcionamento”, sublinhou.

Mónica Seidi frisou que é necessário proceder à reparação do HDES “para que, mesmo com limitações, seja possível parte do seu funcionamento”.

O HDES sofreu um incêndio no dia 04 de maio, que o deixou sem atividade e obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados para outras unidades de saúde dos Açores, da Madeira e do continente.

O incêndio na maior unidade de saúde do arquipélago deflagrou pelas 09:40 locais (10:40 em Lisboa) e só foi declarado extinto às 16:11.

O fogo, em investigação, terá tido origem num quadro elétrico, que, segundo a administração, tinha as vistorias em dia.

Na terça-feira, o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, anunciou que o Governo da República assumiu a comparticipação de 85% dos custos com a reabilitação do equipamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights