Infarmed suspende a venda de 33 medicamentos genéricos em Portugal

24 de Maio 2024

Em comunicado enviado ao HealthNews.pt, o Infarmed anunciou a suspensão de 33 medicamentos genéricos no mercado português, após a identificação de não conformidades regulamentares significativas numa inspeção de Boas Práticas Clínicas (BPC) à empresa Synapse Labs Pvt. Ltd, na Índia.

O sistema de gestão da qualidade da empresa estava comprometido, o que lançou dúvidas sobre a validade e fiabilidade dos dados dos estudos de bioequivalência realizados.

A Decisão da Comissão Europeia (2024)3594, emitida a 24 de maio de 2024, exige que cada Estado-membro avalie a potencial necessidade médica não satisfeita de cada medicamento, considerando a baixa disponibilidade de alternativas. Em conformidade com esta decisão e em linha com as ações de outros países europeus, o Infarmed determinou a suspensão dos medicamentos que não são críticos para o mercado nacional e para os quais existem alternativas disponíveis para os cidadãos.

No total, foram identificados 112 medicamentos em Portugal cuja bioequivalência foi provada pela Synapse Labs. Deste grupo, oito medicamentos manterão a autorização de introdução no mercado, conforme o anexo I-A da decisão. Dos restantes, 43 estavam comercializados, e dois destes já regularizaram a sua situação.

Para garantir o normal abastecimento de medicamentos no país, o Infarmed decidiu que oito medicamentos, correspondendo a quatro substâncias ativas, continuarão a ser comercializados em Portugal. A lista destes medicamentos será divulgada no website do Infarmed.

O Infarmed sublinhou que a análise de risco realizada não evidenciou qualquer falta de qualidade, segurança ou eficácia nos medicamentos afetados. Assim, os utentes que atualmente estão a tomar estes medicamentos devem continuar os seus tratamentos.

Para mais informações e atualizações, consulte o website oficial do INFARMED.

INFARMED/HN

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights