Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

27 de Maio 2024

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

A Ordem dos Médicos, com o apoio da consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA, lança a 2ª edição do Prémio Best Ideas in Healthcare. A iniciativa promove o desenvolvimento de novas ideias para melhorar o sistema de saúde em Portugal. Os interessados podem candidatar-se até dia 30 de junho, através do site best ideas-healthcare.pt, informa a Ordem dos Médicos em comunicado.

Candidaturas abertas a todos os cidadãos, em grupos com pelo menos um médico

Na nota à imprensa, a Ordem dos Médicos explica que “A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais. O objetivo é melhorar a qualidade da prestação dos cuidados de saúde e a integração de tecnologia, pela conjugação de diferentes competências, no desenvolvimento de novas soluções de diagnóstico e tratamento de doentes”.

Prémio de 5.000 euros e uma bolsa de consultoria

O prémio tem o valor de 5.000 euros, a que se soma uma bolsa de horas de consultoria, que servirá para acelerar o tempo de implementação e adoção da ideia vencedora. As candidaturas serão avaliadas por um júri altamente qualificado, composto por figuras destacadas da sociedade e com competência demonstrada nas respetivas áreas, informa a OM.

O processo de avaliação em duas fases

O processo de avaliação das ideias divide-se em duas fases. A primeira, acontece logo após o término das candidaturas e consiste em identificar os cinco finalistas que transitam para a fase seguinte. Na segunda, os autores das ideias finalistas terão de fazer um pitch de cinco minutos para convencer o júri de que a sua ideia é a mais disruptiva e impactante. Todos os finalistas terão as suas ideias expostas em vídeo, pelo período de um ano, no site nacional da Ordem dos Médicos.

Citado no comunicado, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, afirma que “numa altura em que o sistema de saúde português enfrenta alguns dos seus maiores desafios, é muito importante que as organizações se abram à sociedade para conseguirem encontrar soluções integradas, inovadoras e com impacto. O Prémio Best Ideas in Healthcare representa o nosso contributo para esse esforço, que tem por objetivo final melhorar a prestação dos cuidados de saúde e a medicina portuguesa com novas ideias e mais tecnologia.”

Por sua vez, Ricardo Constantino, Partner e Head of Health & Public Sector da NTT DATA Portugal, acrescenta que “a conjugação de diferentes pontos de vista e bases de conhecimento é uma das melhores formas de encontrar soluções para problemas complexos e o sistema de saúde enfrenta vários, o que só demonstra a relevância de iniciativas como a deste Prémio, que a NTT DATA tem o gosto de desenvolver em parceria com a Ordem dos Médicos. Aguardamos com expectativa as muitas e boas ideias que nos poderão chegar para melhorar a prestação de cuidados de saúde em Portugal.”

NR/HN/PR

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Visão Saúde e Porto Canal vencem Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) acaba de anunciar os vencedores do Prémio de Jornalismo 2023 que elege os melhores trabalhos sobre oncologia publicados em língua portuguesa. A iniciativa conta com o apoio da AstraZeneca e atribui um montante global de 10 000 euros a distribuir por duas categorias: Imprensa (imprensa e internet) e Audiovisual (televisão e rádio).

MAIS LIDAS

Share This