Bayer apoia Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva pelo 5.º ano consecutivo

29 de Maio 2024

o Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva foi entregue ao trabalho “Lipoproteina (a), um importante biomarcador do risco cardiovascular”, realizado por Catarina Távora, Manuel G. Costa, Francisca Sá Couto e Joana Rodrigues dos Santos, provenientes do Hospital de Cascais, no âmbito do 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI)

Em comunicado, a Bayer anuncia que o Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva foi entregue ao trabalho “Lipoproteina (a), um importante biomarcador do risco cardiovascular”, realizado por Catarina Távora, Manuel G. Costa, Francisca Sá Couto e Joana Rodrigues dos Santos, provenientes do Hospital de Cascais, no âmbito do 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI). A Bayer apoiou a entrega deste prémio pelo 5.º ano consecutivo, uma distinção estabelecida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) que homenageia um dos nomes mais emblemáticos da medicina cardiovascular em Portugal.

“Na Bayer não valorizamos apenas a dinamização da investigação nacional, mas também relembramos o Dr. Pedro Marques da Silva”, afirma Carla Gonçalves, Diretora Médica na Bayer Portugal citada no comunicado, onde acrescenta: “O Dr. Pedro Marques da Silva foi um especialista em medicina interna que dedicou grande parte da sua vida ao estudo dos lípidos e do risco cardiovascular, estando muito à frente do seu tempo em conceitos que hoje são objeto de intensa investigação clínica, na qual a Bayer também tem contribuído. É para nós um privilégio manter viva a sua memória ao apoiar a entrega deste prémio.”

Mais de cinco anos após a primeira edição deste prémio, a Bayer continua a demonstrar o seu compromisso com a inovação e a excelência na área da medicina cardiovascular, celebrando a memória e o legado do Dr. Pedro Marques da Silva através desta distinção.

Na nota à imprensa, a Bayer recorda que “Há várias décadas que as patologias cardiovasculares representam uma prioridade para a Bayer, que tem vindo a focar-se na investigação e desenvolvimento de medicamentos inovadores destinados à prevenção e tratamento de um amplo espetro de doenças, tais como a doença renal crónica associada à diabetes tipo 2, com albuminúria, doença coronária, o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a fibrilhação auricular, a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, entre outras”.

E acrescenta: “As doenças cardiovasculares têm vindo a evoluir ao longo dos anos e, paralelamente, a Bayer tem-se dedicado ao desenvolvimento de soluções terapêuticas cada vez mais inovadoras e diferenciadoras, capazes de melhorar a saúde dos doentes e conceder-lhes mais qualidade de vida. Em Portugal, Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que 1 em cada 3 portugueses morre de uma doença cardiovascular, o que corresponde a cerca de 35 mil mortes relacionadas com doenças do coração por ano.”

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights