Responsáveis dos Assuntos Europeus preparam já a próxima cimeira

11 de Maio 2021

A secretária de Estado Ana Paula Zacarias preside esta terça-feira, em Bruxelas, a um Conselho de Assuntos Gerais, no qual os 27 vão começar já a preparar o próximo Conselho Europeu, agendado para 24 e 25 de maio.

Poucos dias após as reuniões de líderes europeus celebradas no Porto – Cimeira Social, Conselho Europeu informal e reunião de líderes UE-Índia -, os titulares da pasta de Assuntos Europeus começam já hoje a preparar a próxima reunião magna, que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, decidiu no domingo ‘ampliar’ para dois dias – inicialmente convocara a cimeira apenas para 25 de maio, mas afinal os trabalhos terão início na véspera, ao início da noite.

A agenda do próximo Conselho Europeu é consagrada ao combate à pandemia da Covid-19 – antecipando-se nova discussão sobre a questão da suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19 -, às relações com a Rússia, às alterações climáticas e ainda à revisão do Acordo de Comércio e Cooperação com o Reino Unido, sendo este último ponto novo na ordem de trabalhos.

Além de começarem a preparar os trabalhos daquele que será o penúltimo Conselho Europeu durante a presidência portuguesa, que termina no final de junho, poucos dias após a cimeira agendada para 24 e 25 de junho, os governantes responsáveis pelos Assuntos Europeus vão hoje voltar a discutir a coordenação na resposta à pandemia, designadamente ao nível da campanha de vacinação, do trabalho em curso para a adoção do certificado verde digital para facilitar a livre circulação e das restrições de viagens a países terceiros.

Entre outros pontos na agenda de hoje, Zacarias dará conta aos seus homólogos do ponto da situação da Conferência sobre o Futuro da Europa, formalmente inaugurada no domingo, numa cerimónia no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na qual participou o primeiro-ministro António Costa, copresidente do fórum, na condição de presidente em exercício do Conselho da UE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights