Responsáveis dos Assuntos Europeus preparam já a próxima cimeira

11 de Maio 2021

A secretária de Estado Ana Paula Zacarias preside esta terça-feira, em Bruxelas, a um Conselho de Assuntos Gerais, no qual os 27 vão começar já a preparar o próximo Conselho Europeu, agendado para 24 e 25 de maio.

Poucos dias após as reuniões de líderes europeus celebradas no Porto – Cimeira Social, Conselho Europeu informal e reunião de líderes UE-Índia -, os titulares da pasta de Assuntos Europeus começam já hoje a preparar a próxima reunião magna, que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, decidiu no domingo ‘ampliar’ para dois dias – inicialmente convocara a cimeira apenas para 25 de maio, mas afinal os trabalhos terão início na véspera, ao início da noite.

A agenda do próximo Conselho Europeu é consagrada ao combate à pandemia da Covid-19 – antecipando-se nova discussão sobre a questão da suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19 -, às relações com a Rússia, às alterações climáticas e ainda à revisão do Acordo de Comércio e Cooperação com o Reino Unido, sendo este último ponto novo na ordem de trabalhos.

Além de começarem a preparar os trabalhos daquele que será o penúltimo Conselho Europeu durante a presidência portuguesa, que termina no final de junho, poucos dias após a cimeira agendada para 24 e 25 de junho, os governantes responsáveis pelos Assuntos Europeus vão hoje voltar a discutir a coordenação na resposta à pandemia, designadamente ao nível da campanha de vacinação, do trabalho em curso para a adoção do certificado verde digital para facilitar a livre circulação e das restrições de viagens a países terceiros.

Entre outros pontos na agenda de hoje, Zacarias dará conta aos seus homólogos do ponto da situação da Conferência sobre o Futuro da Europa, formalmente inaugurada no domingo, numa cerimónia no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na qual participou o primeiro-ministro António Costa, copresidente do fórum, na condição de presidente em exercício do Conselho da UE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights