Ordem dos Médicos reconhece abertura do Ministério da Saúde para ouvir parceiros

29 de Maio 2024

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) reconheceu esta terça-feira a abertura do Ministério da Saúde para ouvir todos os parceiros no terreno na elaboração do Plano de Emergência para a Saúde, que será apresentado nas próximas semanas.

“A OM teve um conjunto de contributos que acho muito relevantes, um deles, enviado muito recentemente, teve a ver com o Plano de Verão, como também já enviou um documento para nos prepararmos para o Inverno”, disse Carlos Cortes, salientando que outras ordens profissionais e associações profissionais tiveram a oportunidade de dar os seus contributos.

Falando aos jornalistas em Coimbra, à margem de uma visita ao Hospital Pediátrico, no âmbito do Dia Mundial da Criança, que se assinala no sábado, o dirigente anunciou que a Ordem vai enviar ainda esta semana um contributo sobre a carreira médica.

O bastonário da OM adiantou que foram já enviados um conjunto de outros contributos, em áreas “de dificuldade que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atravessar”.

“Estamos, por exemplo, a elaborar o contributo para o SNS ter uma maior capacidade de atrair e captar médicos que fazem falta para a resposta assistencial”, frisou.

Segundo Carlos Cortes, a OM “está a trabalhar intensamente para participar e colaborar no desenvolvimento do país nesta área da saúde que é muito difícil e sensível e tem atravessado muitas dificuldades”.

Na visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o bastonário dos médicos elogiou a dedicação e entrega dos pediatras e dos profissionais de saúde que lidam com crianças.

“Apesar de todas as dificuldades, as magníficas equipas continuam a acreditar que podem melhorar a vida das pessoas e do seu bem-estar”, realçou.

A iniciativa da OM começou na segunda-feira em hospitais no Porto e termina quarta-feira em Lisboa.

“São visitas de reconhecimento pelo trabalho absolutamente fantástico dos pediatras e de todos os outros profissionais de saúde desenvolvido ao longo do tempo para mais saúde às crianças”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights