APFR realiza inquérito para avaliar processo de especialização dos farmacêuticos residentes

3 de Junho 2024

A Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR) realizou junto dos seus associados um Inquérito de Satisfação com o objetivo de perceber de que forma estavam a reagir os farmacêuticos que deram início ao seu processo de especialização. 

No documento final, refere-se que a “Residência Farmacêutica representa um importante passo na luta pela diferenciação e valorização do papel do farmacêutico no SNS”, sendo fundamental que “os farmacêuticos tenham uma formação sólida, com as valências técnicocientíficas e práticas bem desenvolvidas e em número suficiente para que seja possível o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado” da profissão.

Tendo-se registado uma taxa global de resposta de cerca de 48%, distribuída pelas especialidades de Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Genética Humana, com idades maioritariamente compreendidas entre os 25 e os 39 anos, e a trabalharem em regiões do Norte e do Centro, conclui-se que as principais preocupações e dificuldades que estes profissionais atravessam no serviço onde exercem as suas funções, pretendem-se com: a inexistência de um período definido de estudo autónomo; inexistência de reuniões periódicas de serviço de caráter técnico-científico e falta de apoio financeiro e/ou logístico que possibilite a realização de atividades científicas.

Um outro aspeto referido no Inquérito de Satisfação da APFR, e que os farmacêuticos consideram desadequado, tem a ver com a “falta de conhecimento sobre o processo de avaliação”, o que leva a uma “discrepância formativa entre os diferentes estabelecimentos”. Da mesma forma, os farmacêuticos residentes consideram que existe “falta de partilha de informação entre instituições” e chamam ainda a atenção para a “inexistência de mecanismos de notificação de incidentes”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bayer marca presença no Congresso EURETINA com 18 simpósios

A Bayer volta a marcar presença no Congresso EURETINA, que se realiza entre os dias 19 a 22 de setembro, em Barcelona, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Retina. Este ano, a Bayer estará presente com 18 simpósios, entre os dias 19 e 20 de setembro, dando destaque às áreas terapêuticas nas quais a companhia possui tratamentos.

FNAM reúne com partidos políticos para discutir o futuro do SNS

Entre os dias 3 e 18 de setembro, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) reuniu com vários partidos políticos, com o objetivo de discutir soluções para atrair mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ouvir as propostas partidárias para a recuperação deste sistema.

Ricardo Baptista Leite é o Primeiro Português Selecionado como Líder Global da Fundação Obama

Ricardo Baptista Leite, CEO da ‘HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health’, e fundador & presidente da ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, foi anunciado como um dos Líderes Globais da Fundação Obama para o biénio 2024-2025, o primeiro português a ser selecionado para o programa ‘Leaders Europe’, que engloba 36 líderes europeus.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights