Homem armado tentou atacar embaixada dos Estados Unidos em Beirute

5 de Junho 2024

O Exército do Líbano disse esta quarta-feira que um homem armado foi detido depois de ter tentado atacar a embaixada dos Estados Unidos nos arredores de Beirute.

Em comunicado, o Exército libanês afirmou que o agressor é um cidadãos sírio, que ficou ferido após disparos dos soldados e que foi transportado para um hospital.

A imprensa libanesa informou que houve um tiroteio durante quase meia hora junto à embaixada dos Estados Unidos na zona de Aukar, a norte de Beirute.

Fonte da embaixada norte-americana disse que o ataque junto à entrada do complexo não causou vítimas entre os funcionários e que as tropas libanesas se mobilizaram rapidamente.

O Exército libanês reforçou a segurança enviando tropas para as áreas circundantes da embaixada.

 Em 1983, um ataque bombista contra a embaixada dos Estados Unidos em Beirute matou 63 pessoas.

As autoridades norte-americanas atribuem a autoria do atentado de 1983 ao grupo armado libanês Hezbollah (Partido de Deus).

 Na sequência desse ataque, a embaixada foi transferida do centro de Beirute para o bairro cristão de Aukar, a norte da capital.

Um outro atentado bombista atingiu o edifício da embaixada – em Aukar, no dia 20 de setembro de 1984.

 Em setembro de 2023, as forças de segurança libanesas detiveram um cidadão libanês que disparou uma arma de fogo junto à Embaixada dos Estados Unidos, sem causar vítimas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights