Governo quer celeridade na abertura de concursos de obras ao abrigo do PRR

7 de Junho 2024

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial apelou hoje aos autarcas para que abram rapidamente os concursos de obras ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas garantiu que o calendário é exequível sendo preciso “depressa, mas bem”.

“A nossa convicção é que há condições no país para executar estas obras neste tempo. Se os senhores autarcas lançarem os concursos já, vai haver tempo”, disse Castro Almeida.

No Porto, e depois de ter assinado contratos para a construção e requalificação de centros de saúde, o governante disse aos jornalistas que “não é preciso construir à pressa, nem fazer coisas mal feitas”, mas admitiu que para cumprir prazos tem de se fazer “depressa, mas bem”.

Além dos investimentos na saúde, que na segunda-feira foram anunciados para Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, e hoje para o Norte e o Centro, num total de 547 milhões de euros, Castro Almeida falou dos investimentos em escolas e na habitação, nomeadamente através da aplicação do Programa 1.º Direito.

“Estamos muito empenhados em executar o PRR a tempo (…) São mais de 2 mil milhões de euros”, disse.

Castro Almeida quer ver os contratos todos assinados este mês, os concursos abertos também em junho, obras no terreno “no outono” e “prontas no primeiro semestre de 2026”.

“Neste momento estamos no tempo certo. Se acontecer uma calamidade pode haver atrasos, mas estamos a trabalhar para que em junho de 2026 estas obras estejam prontas”, referiu, lembrando a data do prazo de execução do PRR que é 30 de junho de 2026.

O ministro-Adjunto e da Coesão Territorial contou que foi usado um método novo na avaliação das candidaturas de forma a acelerar o processo, porque usando o tradicional demorar-se-ia “muitos meses”, disse.

“O que fizemos foi pedir às câmaras para garantir a veracidade das candidaturas e fazemos ajustamento aos contratos no decorrer das obras. Para cumprir prazos foi preciso inovar nas rotinas”, referiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights