Aprovada candidatura do novo Centro de Saúde de Paio Pires no Seixal

11 de Junho 2024

A candidatura para a construção do novo Centro de Saúde de Paio Pires, no concelho do Seixal, foi aprovada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, anunciou a autarquia indicando que a obra deverá estar concluída em 2026.

Em comunicado divulgado, a Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, explica que o Governo formalizou, na terça-feira, o respetivo acordo de financiamento, viabilizando a construção de um equipamento de saúde de primeira geração que “é há muito reivindicado pela autarquia, pelas forças vivas e pela população, tendo em conta a necessidade efetiva da população no que se refere ao reforço dos cuidados de saúde”.

“É uma enorme vitória da população de Paio Pires e do concelho do Seixal. É também uma demonstração cabal de que vale sempre a pena lutar pelos interesses dos munícipes. Foram muitos anos de sacrifícios, de lutas e de reivindicações que têm, finalmente, uma resposta adequada”, disse o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, citado no comunicado.

A obra, acrescenta a autarquia, terá início ainda este ano e deverá ficar terminada em 30 de junho de 2026.

Paulo Silva recordou que, durante anos, os eleitos da junta e alguns membros da assembleia de freguesia de Aldeia de Paio Pires prescindiram de receber as senhas de presença referentes às sessões públicas em benefício do funcionamento de um posto de enfermagem naquela localidade, de modo a que a população de Paio Pires não ficasse privada dos cuidados de saúde básicos.

“A assinatura deste contrato de financiamento para a construção do Centro de Saúde de Paio Pires demonstra ainda que nunca devemos deixar de lutar e, da mesma forma como a população de Paio Pires ganhou esta luta, a população do concelho do Seixal irá ganhar a luta pela construção do hospital no Seixal”, frisou.

Com o novo centro de saúde, explicou o autarca, o concelho verá melhorada a capacidade de resposta ao nível dos cuidados de saúde primários, nomeadamente na localidade de Paio Pires, permitindo fazer face às necessidades de uma população em crescimento e que é atualmente na ordem dos 15 mil utentes.

O futuro Centro de Saúde de Paio Pires tem previsto um financiamento governamental no valor de 2.488.479 euros e irá nascer num terreno municipal com cerca de seis mil m2, localizado na Rua Machado dos Santos, com um valor patrimonial de 966 mil euros.

O município assegurará igualmente o respetivo projeto, que deve ficar concluído em julho, data em que poderá abrir os respetivos procedimentos concursais.

No comunicado, a autarquia adianta que, além do reforço na prestação de cuidados de saúde primários, existe a necessidade urgente da construção do hospital no Seixal, de uma nova unidade de saúde nos Foros de Amora (cuja candidatura já foi aprovada), de uma unidade de saúde para substituir a do Largo da Rosinha e de se desenvolver os projetos para as unidades que precisam de ser ampliadas e requalificadas, como as de Fernão Ferro e de Pinhal de Frades.

O concelho do Seixal, no distrito de Setúbal, tem atualmente 166.571 habitantes, segundo o último censos de 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights