SPAIC e Câmara Municipal de Aveiro organizam este mês I Feira Nacional da Alergia

11 de Junho 2024

Nos dias 29 e 30 de junho, Aveiro vai receber a I Feira Nacional da Alergia, organizada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro.

Este evento surge para “sensibilizar, informar e desmistificar a população sobre as doenças imunoalérgicas”, refere Ana Morête, presidente da SPAIC.

Atividades físicas – como uma caminhada e um peddy papper –, espaços de convívio, música, dança, debates interativos, workshops e a aprendizagem de segredos de cozinha saudável (especialmente para alérgicos) são algumas das atividades planeadas para este fim de semana.

“Contamos ainda com a presença de parceiros institucionais, associações de doentes e outros profissionais de saúde para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de folhetos, entre outras atividades de consciencialização para as doenças imunoalérgicas”, acrescenta Ana Morête.

A cidade escolhida para a realização desta primeira edição da Feira Nacional da Alergia é a Capital Portuguesa da Cultura 2024. O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, considera serem importantes este tipo de iniciativas na medida em que “são feitas por quem tem competência técnica e profissional para aumentarmos a qualidade da mobilização e da sensibilização dos cidadãos para os hábitos de vida saudável – e é aí que a Saúde se mistura de uma forma particularmente feliz e útil com a Cultura”.

A I Feira Nacional da Alergia é também uma forma de assinalar a Semana Mundial da Alergia (entre 23 e 29 de junho). Todos os anos a World Allergy Organization elege um tema relacionado com a patologia alérgica que merece especial atenção, tanto por parte dos profissionais de saúde, como por parte das populações, sendo o deste ano as alergias alimentares. Este será um tema em destaque no evento, estando programados diferentes momentos como workshops dedicados a alergias alimentares e leitura de rótulos, show cooking e a apresentação do livro “Alergias: comer sem medos”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights