Em comunicado, o o Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde (SPAS), vem relembrar que no final de março de 2024, lançou uma petição intitulada “Pela criação da carreira especial de Técnico Secretário Clínico”. A petição visa englobar todos os atuais Assistentes Técnicos que desempenham funções na área da saúde e reuniu um total de 7.959 assinaturas.
Entretanto, a petição já foi admitida pela comissão parlamentar da saúde tendo sido designada uma deputada relatora para o caso. Para O SPAS, “este é um passo significativo no reconhecimento da importância destes profissionais no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).”
Na nota à imprensa, o SPAS confirma já ter sido recebido pela maioria dos partidos com assento parlamentar, que manifestaram concordância com a necessidade de criação da carreira especial de técnico secretário clínico. As organizações políticas, de acordo com a estrutura sindical, demonstrado abertura para o diálogo e futuras conversações, um sinal positivo para a valorização destes profissionais.
Desde a nomeação e posse da Ministra da Saúde, Dra. Ana Paula Martins, o SPAS recebeu um email formal confirmando que seria recebido para discutir a petição. No entanto, até a presente data, não houve qualquer feedback por parte do gabinete da Ministra, apesar das várias tentativas de contato via correio eletrônico e cartas registradas com aviso de receção.
Os Profissionais Administrativos da Saúde clamam por uma carreira própria, com um conteúdo funcional mais exigente e desafiador, que reconheça e valorize o trabalho dos Assistentes Técnicos na saúde em Portugal. Estes profissionais são frequentemente invisíveis para o cidadão comum, mas desempenham um papel crucial como a face e a voz mais visível no contato com o SNS.
O SPAS continuará a lutar por esta causa, na esperança de que a criação da carreira especial de Técnico Secretário Clínico seja uma realidade que traga melhorias significativas para todos os envolvidos no sistema de saúde.
0 Comments