Petição para a Criação da carreira especial de Técnico Secretário Clínico na AR

26 de Junho 2024

o SPAS confirma já ter sido  recebido pela maioria dos partidos com assento parlamentar, que manifestaram concordância com a necessidade de criação da carreira especial de técnico secretário clínico.

Em comunicado, o o Sindicato  dos Profissionais Administrativos da Saúde (SPAS), vem relembrar que no final de março de 2024,  lançou uma petição intitulada “Pela criação da carreira especial de Técnico Secretário Clínico”. A petição visa englobar todos os atuais Assistentes Técnicos que desempenham funções na área da saúde e reuniu um total de 7.959 assinaturas.

Entretanto, a petição já foi admitida pela comissão parlamentar da saúde tendo sido designada uma deputada relatora para o caso. Para O SPAS, “este é um passo significativo no reconhecimento da importância destes profissionais no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).”

Na nota à imprensa, o SPAS confirma já ter sido  recebido pela maioria dos partidos com assento parlamentar, que manifestaram concordância com a necessidade de criação da carreira especial de técnico secretário clínico. As organizações políticas, de acordo com a estrutura sindical,  demonstrado abertura para o diálogo e futuras conversações, um sinal positivo para a valorização destes profissionais.

Desde a nomeação e posse da Ministra da Saúde, Dra. Ana Paula Martins, o SPAS recebeu um email formal confirmando que seria recebido para discutir a petição. No entanto, até a presente data, não houve qualquer feedback por parte do gabinete da Ministra, apesar das várias tentativas de contato via correio eletrônico e cartas registradas com aviso de receção.

Os Profissionais Administrativos da Saúde clamam por uma carreira própria, com um conteúdo funcional mais exigente e desafiador, que reconheça e valorize o trabalho dos Assistentes Técnicos na saúde em Portugal. Estes profissionais são frequentemente invisíveis para o cidadão comum, mas desempenham um papel crucial como a face e a voz mais visível no contato com o SNS.

O SPAS continuará a lutar por esta causa, na esperança de que a criação da carreira especial de Técnico Secretário Clínico seja uma realidade que traga melhorias significativas para todos os envolvidos no sistema de saúde.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This