Greve dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica nos dias 16 e 17 de julho na ULS Amadora/Sintra

11 de Julho 2024

Nos próximos dias 16 e 17 de julho, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra) entrarão novamente em greve.

A paralisação ocorre devido à falta de respostas concretas às suas reivindicações, em particular no que diz respeito à revisão da tabela salarial. No primeiro dia de greve, está prevista uma concentração em frente ao Ministério da Saúde, entre as 10h00 e as 13h00.

Estes profissionais, que já estiveram em greve no passado dia 27 de junho, exigem a revisão da tabela salarial do Acordo de Empresa e a adesão ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) estabelecido entre o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, e outros, juntamente com o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica e outros, publicado no Boletim do Trabalho e Emprego n.º 23 de 22/06/2018. Esta adesão permitiria que os TSDT em regime de contrato individual de trabalho na ULS Amadora/Sintra, EPE, pudessem optar pelo ACT.

Na reunião realizada no passado dia 24 de junho com a ULS Amadora/Sintra, os sindicatos foram informados que havia sido obtida uma nova autorização para iniciar a negociação de adesão aos ACT das carreiras que ainda não têm, incluindo a dos TSDT. Contudo, foi comunicado que não há autorização para rever a tabela salarial do Acordo de Empresa, nem intenção de fazê-lo, conforme reiterado pelo despacho do atual Governo.

Luís Dupont, Presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS), considera a situação inadmissível: “é inaceitável a separação das matérias. É urgente iniciar um processo negocial que inclua as duas matérias e não simplesmente uma”. Ele reforça que, devido a esta situação, os protestos continuarão e já está prevista uma nova paralisação para os dias 25 e 26 de julho.

Esta paralisação poderá afetar a realização de diversos exames complementares de diagnóstico, como análises clínicas, ecografias e raios X, bem como atividades nas áreas da terapêutica, incluindo farmácias hospitalares, fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights