Sindicato Nacional dos Enfermeiros exige pagamento de 3 milhões de horas em atraso no SNS

15 de Julho 2024

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) estima que existam mais de 3 milhões de horas por pagar aos enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com os mapas de horários recolhidos em todo o país, o SNE já solicitou ao Ministério da Saúde e à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a contabilização exata das horas trabalhadas e registadas em banco de horas, não previstas na carreira especial de enfermagem, incluindo feriados não gozados, conforme o Decreto-Lei n.º 62/79 de 30 de março, e o seu pagamento imediato em todas as instituições do SNS.

Os mais de 50 mil enfermeiros que trabalham no SNS acumulam um crédito de horas significativo que, segundo o SNE, deve ser pago. Emanuel Boieiro, Presidente do SNE, destaca que “não é admissível existirem situações de unidades funcionais com mais de 700 feriados por gozar e mais de 5000 horas de trabalho adicionais não remuneradas, conforme registado nos bancos de horas, em desrespeito pela legislação específica da carreira especial de enfermagem.”

Boieiro afirma ainda que “seria do mais elementar bom senso que os vários Conselhos de Administração identificassem corretamente estas situações e procedessem ao pagamento imediato a cada um dos enfermeiros, sem necessidade de reclamações ou requerimentos. Estes são direitos fundamentais dos trabalhadores e devem ser garantidos pelos diferentes níveis de gestão do Ministério da Saúde.”

Para resolver esta questão, o SNE lançou hoje uma campanha nacional que incentiva todos os enfermeiros a reclamarem individualmente as horas de trabalho em atraso e os feriados não gozados em todas as instituições de saúde. A próxima reunião negocial com o Ministério da Saúde está marcada para o dia 17 de julho de 2024, às 14h.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights