Abertas candidaturas à Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota

16 de Julho 2024

Estão abertas, até dia 20 de dezembro, as candidaturas à Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuídas pela Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros. O tema da sexta edição é a "Microbiota e Adolescência". 

Ao prémio podem concorrer clínicos/investigadores de instituições científicas e tecnológicas portuguesas.

A microbiota – conjunto de microrganismos que habitam no nosso organismo – tem uma relação direta com a saúde. Uma microbiota saudável tem impacto no bom funcionamento do sistema digestivo, na imunidade, na síntese de vitaminas, no armazenamento de gorduras, no nosso estado emocional e em muitas outras áreas, as quais estão a ser alvo de muita investigação. Qualquer interferência, em particular nos primeiros mil dias de vida, pode impactar de forma irreparável a saúde na fase adulta. A microbiota na adolescência tem também as suas especificidades e um amplo e promissor caminho para “desbravar” em termos de investigação, como garante Gonçalo Cordeiro Ferreira, pediatra e membro do júri da Biocodex Microbiota Foundation.

“Etimologicamente, adolescência vem da junção em latim do sufixo ad (para) e da palavra alescere (crescer, desenvolver). Enfatiza, pois, o crescimento, a mudança. É o segundo período pós-natal de maior velocidade de crescimento, a seguir aos primeiros 2 anos de vida”, começa por explicar o médico.

Segundo o membro do júri, a microbiota intestinal, que se pensava estabilizada durante a segunda infância, sofre também modificações e difere da infantojuvenil e da do adulto. Salienta que estão em causa modificações que incidem, por exemplo, “em aspetos neuro-comportamentais e metabólicos, tendo como pano de fundo a profunda alteração do meio hormonal, causada pela reativação do eixo hipotálamo-hipófise-gónadas”.

Na opinião de Gonçalo Cordeiro Ferreira, “o estudo desta dinâmica (microbiota-adolescência) só agora dá os primeiros passos, muito longe do que tem sido concretizado, quer na primeira infância (do nascimento aos 2 anos), quer no adulto”. Por isso, considera o tema muito desafiador e pertinente.

“Muito há a desbravar nesta interação, como as alterações qualitativas e quantitativas da microbiota deste período etário, diferenças de género (por diferentes tipos de hormonas sexuais), relação com distúrbios do balanço energético e composição corporal (obesidade, anorexia nervosa) ou com o aumento da incidência nesta idade de doenças autoimunes ou doença inflamatória do intestino e também com as perturbações funcionais ou estruturais psicocomportamentais (eixo intestino-cérebro), remata.

Os projetos vão ser avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal e devem ter uma duração máxima de 18 meses. O vencedor será informado pelo presidente do júri até um mês antes da concessão da bolsa de estudos.

Para obter mais informação sobre a Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, consulte o regulamento e o formulário. As candidaturas devem ser enviadas, até ao dia 20 de dezembro, para o endereço de e-mail: bolsamicrobiota@biocodex.pt.

Estão também abertas, até ao próximo dia 30 de novembro, as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, que tem como tema a “Transformação dos ácidos biliares pela microbiota intestinal: implicações funcionais para o hospedeiro e consequências para a saúde humana”.

A esta Bolsa, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se, segundo o regulamento, médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica. Os projetos candidatos devem ter uma duração máxima de três anos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights