SPT e IPST debatem importância dos hábitos saudáveis e da Inteligência Artificial na área dos transplantes

17 de Julho 2024

Na véspera do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinala a  20 de julho, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) unirão forças em um evento a ser realizado no Estado Maior da Força Aérea a 19 de julho.

O tema em discussão será ‘Celebrar a Vida: Transplante, Desporto e Inovação para um futuro saudável’.

Este ano, a conferência visa destacar a relevância dos hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física, alimentação equilibrada, gestão do stress, sono de qualidade e o seu impacto positivo no sucesso do transplante, recuperação e bem-estar dos transplantados.

Passados cinquenta e cinco anos desde o primeiro transplante renal em Portugal, o evento servirá como palco para explorar o papel crescente da Inteligência Artificial (IA) na saúde. Será discutido o potencial da IA para aprimorar tecnologias especializadas, contribuindo para avanços na doação e transplantação de órgãos e enfatizando  o modo como a inovação impacta positivamente nesta área. A IA poderá ser uma valiosa ferramenta na deteção precoce de lesões nos órgãos, avaliação da compatibilidade entre dador e recetor, aumento da disponibilidade de órgãos para transplante, prevenção da rejeição e melhorias nos cuidados pós-transplante.

Cristina Jorge, Presidente da SPT, destaca: “O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos, um gesto solidário que pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. A transplantação é um marco na medicina do século XX, permitindo não só a doação de vida, mas também o retorno dos doentes a uma vida ativa e produtiva”.

De acordo com os dados mais recentes da SPT, Portugal ocupou o 3º lugar mundial em colheitas de órgãos de dadores falecidos por milhão de habitantes em 2023, com números recorde de transplantações realizadas. Apesar disso, cerca de 1900 pacientes ainda aguardam por um transplante renal no país.

Em Portugal, a doação é permitida apenas em dadores com morte cerebral ou em falecidos por paragem cardiocirculatória não controlada. O transplante de dador vivo é restrito a alguns órgãos, sendo o renal o mais comum.

As celebrações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação contarão com a presença de profissionais de saúde, dadores e recetores de órgãos, associações de doentes e membros da Força Aérea Portuguesa. O Grupo Desportivo dos Transplantados de Portugal também marcará presença, em preparação para os Jogos Europeus dos Transplantados, que terão lugar em Lisboa de 21 a 28 de julho.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights