O Vice-Primeiro-Ministro, Ministro Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro do Desenvolvimento Rural e Habitação Comunitária, Eng. Mariano Sabino, marcou presença na cerimónia de abertura da Semana Mundial da Amamentação. O evento, realizado no Jardim B.J. Habibie, destacou o tema “Vamos juntos apoiar as mães durante a amamentação dos seus bebés”.
No seu discurso, o Vice-Primeiro-Ministro expressou gratidão à Organização Mundial de Saúde (OMS), à UNICEF e a outros parceiros pelo contínuo apoio às campanhas de amamentação, realizadas em colaboração com o Ministério da Saúde, tendo ressaltado que o IX Governo Constitucional está empenhado em trabalhar com todos os parceiros de desenvolvimento para oferecer proteção e suporte às mães, reconhecendo a importância delas na formação das futuras gerações.
“Em nome do IX Governo Constitucional, quero apelar à participação de todos, especialmente dos Partidos Políticos, às agências nacionais e internacionais, para que juntos possamos facilitar e oferecer condições às mães para que possam amamentar os seus bebés o mais tempo possível”, disse Mariano Sabino.
O Ministro destacou ainda a importância da amamentação exclusiva durante os primeiros mil dias de vida dos bebés, alertando contra o uso de fórmulas infantis que podem prejudicar a saúde das crianças no futuro. Com uma taxa de má nutrição de 47% em Timor-Leste, o governante enfatizou a necessidade de manter a amamentação exclusiva e a busca por alimentos nutritivos para melhorar esta estatística negativa.
O governo, segundo o Vice-Primeiro-Ministro, está comprometido em reduzir a taxa de má nutrição, mas reconhece que o sucesso desta empreitada depende do empenho das mães em cuidar adequadamente dos seus filhos.
As comemorações da Semana Mundial da Amamentação, que ocorrem de 1 a 7 de agosto, incluem uma série de atividades organizadas pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde. A abertura contou com uma marcha saudável desde a Praia dos Coqueiros até ao Jardim B.J. Habibie, e teve a participação de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Justiça, o Secretário Executivo da KONSANTL, a Diretora-Geral do Ministério da Saúde, além de funcionários e a população em geral.
0 Comments