Atlântica: Ricardo Mexia reforça Nutrição e Gestão em Saúde

16 de Agosto 2024

A Atlântica – Instituto Universitário acaba de garantir a presença do médico de Saúde Pública, Ricardo Mexia, no corpo docente de duas licenciaturas: Ciências da Nutrição e Gestão em Saúde.

O profissional de saúde, que integra o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, volta a ser responsável pelas aulas de várias disciplinas de ambos os cursos, depois de ter começado a lecionar na Atlântica em 2023.

Presente na oferta formativa do Instituto Universitário desde 2004, a licenciatura em Ciências da Nutrição procura responder a uma área em crescimento em Portugal, com a formação de profissionais capacitados para as mais variadas funções dentro do setor. O curso foi projetado segundo padrões europeus e internacionais, com o Referencial para a Formação Académica do Nutricionista, cumprindo igualmente os requisitos técnico-científicos exigidos pela Ordem dos Nutricionistas. À semelhança do ano letivo anterior, a licenciatura volta a contar com Ricardo Mexia para lecionar a disciplina de Epidemiologia Nutricional.

Já os alunos da licenciatura em Gestão em Saúde vão contar com a vasta experiência e conhecimento de Ricardo Mexia nas disciplinas de Saúde Pública e Epidemiologia, Políticas de Saúde, Seminário de Gestão e Seminário de Estágio. Pioneira em Portugal desde a sua criação, em 1997, a licenciatura em Gestão em Saúde da Atlântica tem como missão formar profissionais qualificados para atender, às cada vez mais crescentes, necessidades e desafios do setor de saúde. Com uma abordagem abrangente à gestão da saúde, o curso foca-se em áreas como análise estratégica e tendências no setor da saúde; sistemas de informação e meios complementares de diagnóstico, de terapêutica e dinâmicas; marketing em saúde e marketing farmacêutico; gestão de equipas em saúde, apoio à decisão e à gestão financeira; planeamento e avaliação de investimentos em saúde; entre outras.

“É com grande entusiasmo que volto a integrar o corpo docente da Atlântica para o ano letivo 24/25. A oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde, tanto em Nutrição quanto em Gestão em Saúde, é um desafio que encaro com responsabilidade e compromisso,” afirma Ricardo Mexia.

Recorde-se que as candidaturas aos vários cursos da Atlântica, nos quais se incluem as licenciaturas em Ciências da Nutrição e Gestão em Saúde, já se encontram abertas, estando atualmente a decorrer a segunda fase do regime geral (até 16 de agosto). A terceira e quarta fase do regime geral decorrem de 17 de agosto a 13 de setembro e de 14 de setembro a 9 de outubro de 2024, respetivamente. Já no que diz respeito ao regime para Maiores de 23, este encontra-se já na quinta fase, sendo possível submeter candidaturas até ao dia 6 de setembro de 2024.

NR/PR/HN

1 Comment

  1. esteves ayres

    Está na altura para que a comunidade ligada a este sector , tomar atitudes práticas na solução dos problemas, visto que a governação politico e ideológica, nesta e em outras matérias, nada tem tem feito, a não ser, alguns interesses pessoais e privados!…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights