A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) uniram forças para lançar a campanha #Safe2Eat 2024.
A campanha, que está no seu quarto ano consecutivo, tem como objetivo principal capacitar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais informadas e seguras. Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, destaca: “Os regulamentos europeus garantem que todas as alegações de saúde feitas em rótulos, publicidade ou outros produtos promocionais são cientificamente justificadas e fáceis de compreender pelos consumidores.”
Um aspeto crucial da campanha é a explicação das alegações de saúde e nutricionais nos rótulos dos alimentos. Por exemplo, declarações como “reduz o colesterol” ou “baixo teor de gordura” são rigorosamente regulamentadas para assegurar a sua veracidade e base científica.
A #Safe2Eat 2024 também enfatiza a importância de uma dieta equilibrada e variada. Segundo as orientações do Programa Nacional de Promoção de Saúde Pública em Portugal, recomenda-se reduzir o consumo de carne vermelha, carnes processadas e sal, enquanto se promove o consumo de cereais integrais, frutas e hortícolas.
Este ano, a campanha expande-se para 18 países europeus, incluindo Portugal, demonstrando um esforço conjunto para melhorar a compreensão dos consumidores sobre segurança alimentar em toda a União Europeia.
NR/HN/PR
0 Comments