ASAE e EFSA lançam campanha #Safe2Eat 2024 para sensibilizar sobre alegações de saúde nos rótulos alimentares

19 de Agosto 2024

Esta iniciativa, anteriormente conhecida como #EUChooseSafeFood, visa sensibilizar os cidadãos europeus para a importância da segurança alimentar, com foco especial nas alegações de saúde presentes nos rótulos dos alimentos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) uniram forças para lançar a campanha #Safe2Eat 2024.

A campanha, que está no seu quarto ano consecutivo, tem como objetivo principal capacitar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais informadas e seguras. Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, destaca: “Os regulamentos europeus garantem que todas as alegações de saúde feitas em rótulos, publicidade ou outros produtos promocionais são cientificamente justificadas e fáceis de compreender pelos consumidores.”

Um aspeto crucial da campanha é a explicação das alegações de saúde e nutricionais nos rótulos dos alimentos. Por exemplo, declarações como “reduz o colesterol” ou “baixo teor de gordura” são rigorosamente regulamentadas para assegurar a sua veracidade e base científica.

A #Safe2Eat 2024 também enfatiza a importância de uma dieta equilibrada e variada. Segundo as orientações do Programa Nacional de Promoção de Saúde Pública em Portugal, recomenda-se reduzir o consumo de carne vermelha, carnes processadas e sal, enquanto se promove o consumo de cereais integrais, frutas e hortícolas.

Este ano, a campanha expande-se para 18 países europeus, incluindo Portugal, demonstrando um esforço conjunto para melhorar a compreensão dos consumidores sobre segurança alimentar em toda a União Europeia.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This