O evento, que decorreu no Ferroviário, foi moderado por Rita Ferro Rodrigues e contou com a presença de Inês Patrocínio, Mariana Machado, Drizinha e Mariana Azevedo.
O HPV é responsável por 91% dos cancros do colo do útero, 91% dos cancros do ânus, 75% dos cancros da vagina, 63% dos cancros do pénis e 69% dos cancros da vulva, estando também na origem de 90% dos condilomas ou verrugas genitais.[2],3 Pelo seu impacto na saúde das mulheres, mas também dos homens, torna-se fundamental aumentar a sensibilização sobre o HPV e a necessidade de adotar comportamentos de prevenção.
Partindo da conexão da mulher com a moda e reconhecendo que esta, além de uma forma de expressão de identidade, é também uma ferramenta de empoderamento, o objetivo foi unir a moda à saúde para transmitir uma mensagem importante: a beleza começa de dentro para fora.
Claúdia Fraga, presidente da MOG, sublinhou que 44% das portuguesas não vão regularmente ao ginecologista.4 Após dar a conhecer a perspetiva destes doentes oncológicos, reforçou a importância de consultar os profissionais de saúde e passar a mensagem sobre a importância da prevenção do HPV às mulheres que fazem parte das nossas vidas: “fala com a tua irmã, filha, mãe, sobrinha, tia, amiga, prima ou vizinha”.
Já a Dr.ª Joana Lima, especialista em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Lusíadas do Porto e no Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, destaca que, em Portugal, se estima que estejam infetadas por um ou mais tipos de HPV cerca de 20% das mulheres entre os 18 e os 64 anos.5 A especialista desmistificou ainda alguns mitos associados ao HPV e sublinhou a importância da prevenção também em grupos, como, por exemplo, de pessoas transgénero.6,7
Depois do debate sobre “como te podes tornar um modelo a seguir na prevenção do HPV?”, foi altura para um momento criativo de personalização de tote bags alusivos à campanha “A prevenção do HPV está na moda”, dinamizado pela artista Amanda Reis.
[1] A Four Step Plan for Eliminating HPV Cancers in Europe. European Cancer Organisation. 2020; 2. HPV Cancers are Preventable | CDC
[2] Cancers Linked With HPV Each Year | CDC
3 Anogenital Warts | CDC
4 Estudo “O Cancro do Ovário em Portugal: conhecimento e perceções” – https://www.publico.pt/2021/05/07/impar/noticia/quarto-mulheres-nao-faz-acompanhamento-ginecologico-regular-revela-estudo-1961558. Consultado a 21/05/2024
5 Papilomavírus Humano – HPV I Serviço Nacional de Saúde
6 Human papillomavirus and cancer I WHO
7 HPV vaccine I NHS
NR/PR/HN
0 Comments