Sob o mote ‘Incapacidade relacionada com a Coluna Vertebral: Inclusão Social como chave para a prevenção e tratamento’, o SPINE20 – um dos mais importantes fóruns internacionais dedicados à saúde da coluna vertebral – reuniu especialistas do mundo inteiro para debater temas cruciais relacionados com a equidade no acesso, inclusão social, prevenção, tratamento e políticas públicas voltadas para as doenças da coluna vertebral.
Cristina Freitas Pereira, médica especialista em Medicina Física e Reabilitação e responsável por apresentar o caso da campanha, explica a escolha deste tema e como foi para si representar o nosso país: “Como membro do Education Committee do SPINE20, quando pensámos em apresentar campanhas nacionais de divulgação e sensibilização para problemas relacionados com a coluna, lembrei-me imediatamente da Campanha ‘Olhe pelas Suas Costas, na qual já participei ativamente. Parece-me um excelente exemplo do benefício deste tipo de iniciativas para a população e que pode ser replicado a nível supranacional.”
Para Rui Duarte, médico ortopedista e coordenador da campanha, “ver a campanha ‘Olhe pelas Suas Costas’ ser apresentada como caso de sucesso pela Dr.ª Cristina Pereira é um reconhecimento incrível do trabalho que temos desenvolvido desde 2009. Esta oportunidade permite-nos expandir o alcance da nossa mensagem e, além disso, promover uma cultura de prevenção em relação à saúde da coluna, não só em Portugal, mas em todo o mundo.”
A participação da campanha ‘Olhe pelas Suas Costas’ no SPINE20 representa um marco histórico. Demonstra o seu compromisso de mais de dez anos no que diz respeito à promoção da saúde da coluna vertebral e motiva outros países do mundo a implementar iniciativas deste género.
O SPINE20 é uma associação e um grupo de reflexão fundado em 2019 pela Saudi Spine Society (SSS), a EUROSPINE, a North American Spine Society (NASS) e a German Spine Society (DWG) e que conta atualmente com a participação de mais de 30 organizações. Tem centrado a sua ação na recomendação de políticas de saúde nos países do G20 e não só, com os objetivos de melhorar a saúde da coluna, promover o avanço da investigação nesta área e contribuir para a inovação a nível dos tratamentos e da reabilitação.
A patologia da coluna vertebral é a principal causa de anos vividos com incapacidade no mundo. Estima-se que esta doença tenha impactado mais de 600 milhões de pessoas no mundo em 2020 e que em 30 anos teremos mais de 800 milhões de afetados a nível global.
NR/PR/HN
0 Comments