Dra. Nahete Cambelela: Gasometria arterial é “exame indispensável na abordagem do doente crítico”

3 de Setembro 2024

“Inicialmente a gasometria arterial permitia somente a avaliação da função respiratória e do equilíbrio ácido-base, mas atualmente fornece muitos mais parâmetros que permitem o seu uso mais abrangente e o tornaram num exame indispensável na abordagem do doente crítico”, explica a Dra. Nahete Cambelela, que apresenta no pré-congresso os fundamentos da gasometria arterial. Dra. Nahete Cambelela

 

 

Pode explicar brevemente o que considera ser a definição mais importante de gasometria arterial?

A gasometria arterial é um exame complementar de diagnóstico que mede os níveis de gases no sangue arterial, fornecendo informações sobre a função respiratória e do equilíbrio ácido-base.

Qual é a relevância clínica da gasometria arterial na prática clínica?

A gasometria arterial possui grande relevância clínica e é fundamental para a prática médica, é um exame de fácil aquisição e de resultados imediatos, auxilia no diagnóstico e guia o tratamento de uma ampla gama de situações clínicas.

Que situações clínicas frequentemente indicam a realização de uma gasometria arterial?

A gasometria arterial é frequentemente indicada em diversas situações clínicas para avaliar a função respiratória e o equilíbrio ácido-base. Algumas situações incluem quadros de insuficiência respiratória aguda e crônica, insuficiência renal aguda, diabetes mellitus descompensada.

Como vê a evolução do uso da gasometria arterial na medicina moderna?

Inicialmente a gasometria arterial permitia somente a avaliação da função respiratória e do equilíbrio ácido-base, mas atualmente fornece muitos mais parâmetros que permitem o seu uso mais abrangente e o tornaram num exame indispensável na abordagem do doente crítico.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS DO CONGRESSO

Dr. Carlos Sotolongo: “Esperamos que os participantes consigam identificar de forma rápida e precisa os distúrbios primários”

Na sessão “Análise básica da Gasometria Arterial – Distúrbios primários”, através de perguntas e respostas, exercícios práticos, compartilhamento de experiências e aplicação de métodos modernos de tecnologia interativa, o Dr. Carlos Sotolongo espera que os participantes “consigam identificar de forma rápida e precisa os distúrbios primários”.

Dr. Carlos Sotolongo

Dr. Sales Miguel: “Vamos discutir essencialmente casos de acidose mista e acidose metabólica com alcalose respiratória”

“Distúrbios secundários | Métodos para determinar a compensação esperada” é o título da apresentação do Dr. Sales Miguel, um momento que vai permitir aos participantes “um aprendizado activo e integrado, aplicando conhecimentos teóricos com situações simuladas, preparando os para desafios reais e complexos que podem enfrentar em sua prática profissional”

Dr. Sales Miguel

Dr. Sérgio Neto : “O futuro da medicina depende de nossa capacidade de inovar e ao mesmo tempo preservar os recursos do planeta”

O principal objetivo do Congresso da Clínica Girassol é “promover um fórum para a discussão de temas relevantes para a medicina moderna, com foco em inovação e sustentabilidade”. O Dr. Sérgio Neto, Vice-Diretor Executivo do Congresso da Clínica Girassol, afirma mesmo que o futuro da medicina “depende de nossa capacidade de inovar e ao mesmo tempo preservar os recursos do planeta”, portanto a mensagem para os participantes e a comunidade médica “é de encorajamento para abraçar a inovação e a sustentabilidade em suas práticas diárias”.

Dr. Sérgio Neto / Vice-Diretor Executivo do Congresso da Clínica Girassol

Share This