ULS de Coimbra contrata 17 médicos de família e reduz número de utentes sem médico atribuído

7 de Setembro 2024

A ULS de Coimbra assinou contratos com 17 novos médicos de família, permitindo atribuir médico a 28.670 utentes. Apesar dos avanços, 26.318 utentes continuam sem médico atribuído, mas a ULS prevê colmatar esta falha nos próximos dois anos.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra assinou, esta manhã, contratos de trabalho com 17 novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF), numa sessão que contou com a presença de várias entidades. Esta contratação irá permitir atribuir médico de família a 28.670 utentes em vários concelhos abrangidos pela ULS de Coimbra.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, destacou a importância deste momento, afirmando que “o dia de hoje é um marco importante na trajetória de crescimento e fortalecimento da ULS de Coimbra e na melhoria do acesso aos cuidados de saúde primários”.

Apesar dos avanços significativos, como a atribuição de médico de família a 8.655 utentes em Coimbra, 4.834 em Cantanhede e 3.400 em Mortágua, entre outros concelhos, ainda existem 26.318 utentes sem médico de família atribuído na área de abrangência da ULS de Coimbra.

No entanto, Alexandre Lourenço mostrou-se confiante em colmatar esta falha nos próximos dois anos, afirmando que “acreditamos, com convicção, que juntos – com a colaboração de todos os profissionais de saúde, autoridades locais e a comunidade – conseguiremos alcançar este objetivo”.

A ULS de Coimbra conta atualmente com 2.183 médicos nos seus quadros, sendo a maior entidade formadora do País, com 837 médicos internos. A contratação de médicos é fundamental para assegurar a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This