Entrevista: APIC’24: celebrando 25 anos da Via Verde Coronária e inovação em cardiologia

09/18/2024
A 15ª Reunião Anual da APIC, que se realiza entre os dias 7 e 9 de novembro, em Peniche, celebra 25 anos da Via Verde Coronária e aborda avanços na Cardiologia de Intervenção. Em entrevista ao nosso jornal, o Dr. Pedro Jerónimo de Sousa, presidente do evento, revela alguns dos temas que estarão em destaque

A 15ª Reunião Anual da APIC, que se realiza entre os dias 7 e 9 de novembro, em Peniche, celebra 25 anos da Via Verde Coronária e aborda avanços na Cardiologia de Intervenção. Em entrevista ao nosso jornal, o Dr. Pedro Jerónimo de Sousa, presidente do evento, revela alguns dos temas que estarão em destaque, como o papel da mulher na área, explora inovações tecnológicas como IA e realidade aumentada, e o incentivo a jovens cardiologistas com prémios e cursos especializados. A APIC’24 promete ser uma experiência enriquecedora, unindo atualização científica e networking profissional.

HealthNews (HN) – Quais são os principais destaques da 15.ª Reunião Anual da APIC?
Dr. Pedro Jerónimo de Sousa (PGS) – A Cardiologia de Intervenção Portuguesa tem na atualidade vários aspetos que merecem ser destacados e celebrados. A par com a atualização cientifica na área da Cardiologia de Intervenção, nomeadamente nas áreas de intervenção coronária, estrutural e extra-cardíaca, vamos incluir sessões e cursos de elevado interesse, como Cuidados Intensivos Cardíacos e dispositivos de assistência circulatória, riscos ocupacionais em cardiologia de intervenção, abordagem prática das emergências na hemodinâmica ou novas tecnologias auxiliares de terapêutica.

HN – Como a celebração dos 25 anos da Via Verde Coronária será abordada durante o evento?
PGS – Celebrar os 25 anos da implementação da Via Verde Coronária em Portugal merece um destaque especial nesta reunião. Em primeiro lugar, iremos fazer a Sessão de Celebração dedicada a este tema, no momento central da Reunião. Adicionalmente, está contemplado no programa científico uma mesa redonda, onde as suas particularidades poderão ser debatidas por elementos que nela intervêm, como o INEM, a DGS, a Direção Executiva do SNS e claro os Cardiologistas de Intervenção. Finalmente, também neste âmbito, a APIC irá retomar este ano os cursos “STEMINEM”, destinados às emergências hospitalares e pré-hospitalares que abordam os doentes com enfarte do miocárdio e que tanto sucesso tiveram nas edições anteriores. Iremos ter no momento da reunião uma edição deste curso, que contamos que seja o mais participado de sempre.

HN – Como a reunião pretende destacar o papel da mulher na Cardiologia de Intervenção?
PGS – A APIC’24 dedicará um momento para debate das particularidades da Cardiologia de Intervenção na mulher. Tanto do ponto de vista da doente, com doença coronária e com doença estrutural, mas também das profissionais e das suas especificidades. Contaremos nesta mesa redonda, por exemplo, com a presença das presidentes da APIC, da EAPCI e do grupo MIL.

HN – Quais são as perspetivas sobre a inovação tecnológica e a inteligência artificial na Cardiologia de Intervenção?
PGS – A APIC tem procurado incentivar a adoção de novas tecnologias que possam melhorar os cuidados prestados aos nossos doentes. Sublinhamos nesta área a inteligência artificial e dispositivos de realidade aumentada, que otimizam a informação disponível no momento da intervenção e facilitam a sua integração. Adicionalmente, também a simulação tem um papel cada vez mais relevante, tanto para a aquisição e melhoria de competências práticas, como para auxiliar na resolução de patologias mais específicas de cada doente. A Reunião Anual da APIC irá dedicar um momento para debater estes temas, contando com colegas de renome nacional e internacional nesta área.

HN – Quais iniciativas estão previstas para os cardiologistas mais jovens durante a reunião?
PGS – À semelhança das iniciativas desenvolvidas em anos anteriores, manteremos os prémios “Jovem Cardiologista de Intervenção” que destacará os melhores casos clínicos apresentados na área de intervenção coronária e estrutural e o prémio “Portuguese Publications Hall of Fame”, que destacará as melhores publicações científicas de autores nacionais.
Também iremos incluir nos cursos pré-congresso temas que são de interesse também para os mais jovens, como acessos vasculares ecoguiados ou gestão de emergências na sala de hemodinâmica.

HN – Qual a vossa expectativa relativamente ao número de participantes?
PGS – Mais do que um número absoluto de participantes, esperamos que cada um dos inscritos na reunião sinta que participar na APIC’24 seja uma experiência enriquecedora, tanto a nível científico, como de aproximação e criação de laços entre todos. Estamos convictos de que assim será!

Entrevista de MMM

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights