Na semana em que se assinalam o dia Mundial da Retina, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) anunciam uma nova campanha de sensibilização sobre a degenerescência macular da idade (DMI), principal causa de cegueira em países desenvolvidos, especialmente em pessoas acima dos 60 anos.
A campanha, com o lema “Vê tortas as linhas direitas? Procure o seu médico oftalmologista”, será veiculada através de um spot televisivo na SIC a partir de 1 de outubro. O objetivo é alertar a população portuguesa sobre os riscos da DMI e enfatizar a importância do diagnóstico precoce para retardar a progressão da doença.
A iniciativa promove o autorastreio como uma ferramenta simples e eficaz para detetar sinais precoces da DMI. Os interessados podem realizar o teste em casa utilizando a grelha de Amsler, disponível no site www.testeasuavisao.pt. Este teste oftalmológico permite identificar alterações na visão, como linhas onduladas ou manchas cegas, que podem indicar a presença de DMI ou outras condições maculares.
A campanha conta com o apoio de várias entidades, incluindo Bayer, Farmácias Portuguesas (ANF), Novartis, Roche e Shamir. Além do spot televisivo, a SPO e o GER planeiam diversas ações de sensibilização, como divulgação nas redes sociais, distribuição de mupis em hospitais e clínicas, e disseminação de informações em farmácias.
A DMI afeta a mácula, área central da retina responsável pela visão nítida, essencial para atividades diárias como leitura e condução. Globalmente, é responsável por 8,7% de todos os tipos de cegueira.
Esta iniciativa representa um esforço conjunto para aumentar a consciencialização sobre a DMI e promover a deteção precoce, incentivando os portugueses a realizar o autorastreio e procurar atendimento oftalmológico quando necessário.
0 Comments